Acidente com ônibus de turismo deixou mais de 30 mortos e 11 feridos na SC-418.


Um ônibus de turismo que ia de União da Vitória (PR) ao litoral de Santa Catarina, na região de Joinville, caiu de uma ribanceira de aproximadamente 400m no km 13 da SC-418, no trecho da serra da Dona Francisca, ponto turístico que fica entre os municípios de Campo Alegre e Joinville.

O acidente deixou ao menos 32 vítimas fatais. Às 20h50, as informações não oficiais eram de que havia apenas cerca de oito sobreviventes. Segundo o Batalhão de Policia Militar Rodoviária de Santa Catarina, equipes da polícia estão no local fazendo o resgate. A primeira hipótese é de que o ônibus da empresa Costa & Mar Turismo ficou sem freios. "É um trecho de muitas curvas e o ônibus parece ter descido sem freio, em uma velocidade elevada", afirmou o cabo Toledo. Segundo o policial, há viaturas do Corpo de Bombeiros, Samu e IML no local. "Depois do resgate das vítimas e corpos, os guinchos vão trabalhar no veículo. É um resgate difícil, devemos amanhecer o dia lá."

Segundo o coronel Paulo Henrique Hemm, da PM, duas crianças, de aproximadamente 3 e 6 anos, foram resgatadas com traumatismo craniano grave. Mas de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, quatro crianças feridas no acidente foram encaminhadas ao hospital infantil Dr. Jeser Amarante Faria. 


As vítimas estão sendo levadas para hospitais de Joinville, Jaraguá do Sul e Curitiba, no Paraná. Há pelo menos 15 viaturas e ambulâncias dando apoio no local, mas as equipes enfrentam dificuldades por conta da escuridão e pela falta de sinal de rádio e celular no local. O hospital São José, de Joinville, administrado pela prefeitura, criou um 'plano de catástrofe' e está atuando com uma equipe de 55 pessoas - muitas estavam de folga e foram convocadas.

O grupo de Bombeiros Voluntários de Joinville está reunido para organizar uma operação de resgate que deve atravessar a madrugada. Por volta das 20h, o trânsito da rodovia estava interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate. Foi formado um corredor de emergência para a saída de ambulâncias. Um gerador está sendo usado no local.

Segundo relato da repórter da RBS TV Marjorie Caturani, que chegou ao local instantes após o acidente, motoristas de outros veículos tentaram descer a ribanceira para tentar prestar socorro aos passageiros do ônibus. Muitas das vítimas resgatadas com vida estavam desacordadas.

Curta nossa página no Facebook. 
Siga o Momento Verdadeiro no Twitter.

Com informações do iG/ Bem Parana/ G1