"Dia do Jornalista": Missão! Construir conhecimento válido sobre a realidade.


7 de abril é Dia do Jornalista. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Jornalismo pode ser definido como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, bem como eventos passados, como sucede em revistas. O jornalista, com sua função primária de seleção de informações, pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websítios, weblogues, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

"Mais do que transformar os fatos em notícias, você é responsável por perpetuar os acontecimentos na história"

Sobre o Dia do Jornalista.

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos. Clique Aqui e Leia Mais Notícias. Curta o M.V no Facebook e siga no Twitter. (Fontes: Wikipédia e Calendar).