Tipo sanguíneo pode aumentar o risco de doenças cardíacas e cognitivas.

O tema do Momento é Saúde. Um estudo recente publicado no Boletim de Pesquisas Cerebrais constatou que o tipo sanguíneo pode influenciar na saúde de qualquer pessoa. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Sheffiel, na Inglaterra. De acordo com os especialistas, dependendo do tipo de sangue, a pessoa poderá adquirir doenças cardíacas, além de doenças cognitivas, como o Mal de Alzheimer. A pesquisa aponta também uma relação entre a quantidade de massa cinzenta, ou seja, um tecido que forma parte do cérebro, e o tipo sanguíneo de uma pessoa.

Resultados do estudo levaram os cientistas a concluir que as pessoas com tipo sanguíneo "O" tinham mais matéria cinzenta do que aquelas com qualquer um dos três tipos (A, B E AB). Para eles, quanto maior o volume de massa cinzenta, maior a proteção do corpo contra doenças como Alzeheimer.


Comforme informou o site 'Exame', os participantes avaliados eram jovens mentalmente saudáveis, que já tinham feito testes de ressonância magnética em outros estudos. Além do teste com o sangue, os pesquisadores examinaram ainda os dados dos cérebros de cada pessoa. "Os resultados parecem indicar que pessoas que têm um tipo de sangue O estão mais protegidas contra doenças em que a redução volumétrica é vista em regiões temporal e mediotemporal do cérebro, como o Alzheimer”, disse Matteo DeMarco, um dos autores da pesquisa, em entrevista ao site especializado IFL.
Ainda de acordo com os cientistas, o volume da matéria cinzenta diminui, devido ao envelhecimento. Algumas das primeiras partes do cérebro que são danificadas pelo Alzheimer são as "temporais e límbicas". Essas são áreas do cérebro que também estão localizadas na parte traseira do órgão. Para os pesquisadores, elas são menores em pessoas com tipos sanguíneos A, B e AB. Mas, para um dos autores da pesquisa é preciso haver “testes adicionais e mais pesquisas são necessárias, pois outros mecanismos biológicos podem estar envolvidos”, disse DeMarco.

Cientistas detectam mecanismo que faz câncer criar metástases.

Especialistas revelam por que os bebês choram na hora do banho.

Agradecemos sua visita. Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e siga no Twitter.

Redação do M.V com informações dos sites Exame e O Povo.