Primeiro desembargador gay do país pode ser do Rio.

Primeiro desembargador gay do país pode ser do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo jornal 'O Dia' neste domingo (21). Segundo a publicação, o advogado Sérgio Camargo, de 45 anos, que é Professor da Escola de Magistratura do Rio (Emerj) há dez anos, especialista em Direito Público, com expertise em concurso, Direito de Família, e autor de sete livros e homossexual assumido é um dos 38 candidatos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) que concorrem à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 

A reportagem informa que o doutor Camargo almeja ser o primeiro desembargador assumidamente gay dos tribunais brasileiros. A Constituição Brasileira, no artigo 94, estabelece que um quinto dos desembargadores de todos os tribunais do país — incluindo os regionais federais — sejam indicados pelo Ministério Público e pela OAB. A exemplo de seus concorrentes, Camargo atende a todos os requisitos exigidos para disputar a vaga. Entretanto, o fato de ser gay e militante da causa homoafetiva pode pesar na escolha. E ele sabe disso. “Acho muito difícil que, no meu tempo de vida, veja um magistrado dessa magnitude, de segunda instância, assumidamente gay. Mas vou concorrer, vou lutar a boa luta, como sempre fiz. A minha questão homoafetiva é uma característica minha. Não adianta tentar esconder”, afirmou ao DIA.

Google cria mapa para comunidade LGBT.

Para chegar lá, Camargo primeiro tem que ser escolhido pelos 80 conselheiros efetivos da Ordem para integrar uma lista sêxtupla, que é enviada ao TJ. No tribunal, tem que ser selecionado pelos 180 desembargadores para uma lista tríplice, que vai para o governador do Estado. Caberá a Luiz Fernando Pezão nomear, então, o novo desembargador, que vai ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do magistrado Jorge Luiz Habib. A íntegra da reportagem pode ser lida, aqui.

Fonte: O DIA.

Comentários