Dr. Drauzio Varella alerta que mamografia causa câncer?

Por que 'Outubro Rosa'? Porque o mês de outubro foi escolhido para realização de uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Portanto, Outubro Rosa é uma campanha a favor da mulher. 

Mas sempre tem alguém falando besteira, e, pior, querendo aproveitar o momento para espalhar boatos. Gente, circula pelo aplicativo de mensagens WhatsApp um texto dizendo que o Dr. Drauzio Varella teria dito que radiografia dentária e mamografia causa câncer na tireoide. Segundo a publicação, o médico fez um programa dizendo o porquê do câncer de tireoide está se expandindo rapidamente entre as mulheres.

Veja que absurdo! De acordo com o texto, "há também um PROTETOR de Tireoide para uso durante as mamografias… mas é necessário pedi-lo ao radiologista. Agora vem o comentário. Ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo protetor de tireóide e completamente seguro de si, ele o tirou de uma gaveta. Perguntei-lhe : Por que voce não me ofereceu espontaneamente? E ele respondeu: Não sei, mas basta pedi-lo," diz um trecho da mensagem que ainda chama a atenção sobre uma suposta máfia médica. Ainda de acordo com o texto, os patrões orientam aos funcionários a não oferecerem o tal "protetor de tireoide" para diminuir custos.

"Não perca está oportunidade, faça a mamografia..."
(Reprodução/Youtube).
Então! É lógico que está história é falsa. Primeiro porque o Dr. Drauzio Varella nunca disse que mamografia causa câncer, pelo contrário, ele diz que mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama. Assista ao recado do dr. Drauzio.  

Agora, descartando toda essa baboseira de protetor de tireoide, quando pesquisamos sobre a possibilidade do exame de mamografia causar câncer, encontramos informações sobre um estudo publicado pelo British Medical Journal que alega sugestivamente que algumas mulheres que possuam uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 teriam maior sensibilidade e possivelmente desenvolvam câncer se expostas à radiação. Porém, de acordo com o site Digital Med, cabe ressaltar que este fator tem sido alvo de contradições entre médicos e cientistas. Inclusive, também já foram apresentados outros estudos que apontam a importância da mamografia, e por sua vez apresentam índices de que na mamografia moderna, o nível de radiação utilizado no procedimento é mínimo e por sua vez não é nocivo.

O site do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) informa que "qualquer tipo de radiação não é bom para a saúde, desde que a pessoa esteja exposta com freqüência aos seus malefícios. Isso não acontece com a mamografia, já que a recomendação para a realização do exame é periódica".

Conclusão: Está história de que o Dr. Drauzio Varella disse que exame de mamografia causa câncer é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Eu apoio Notícias do Momento

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.