Dr. Drauzio Varella alerta que mamografia causa câncer?

Por que 'Outubro Rosa'? Porque o mês de outubro foi escolhido para realização de uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Portanto, Outubro Rosa é uma campanha a favor da mulher. 

Mas sempre tem alguém falando besteira, e, pior, querendo aproveitar o momento para espalhar boatos. Gente, circula pelo aplicativo de mensagens WhatsApp um texto dizendo que o Dr. Drauzio Varella teria dito que radiografia dentária e mamografia causa câncer na tireoide. Segundo a publicação, o médico fez um programa dizendo o porquê do câncer de tireoide está se expandindo rapidamente entre as mulheres.

Veja que absurdo! De acordo com o texto, "há também um PROTETOR de Tireoide para uso durante as mamografias… mas é necessário pedi-lo ao radiologista. Agora vem o comentário. Ontem, coincidentemente, fui fazer uma mamografia e perguntei ao técnico pelo protetor de tireóide e completamente seguro de si, ele o tirou de uma gaveta. Perguntei-lhe : Por que voce não me ofereceu espontaneamente? E ele respondeu: Não sei, mas basta pedi-lo," diz um trecho da mensagem que ainda chama a atenção sobre uma suposta máfia médica. Ainda de acordo com o texto, os patrões orientam aos funcionários a não oferecerem o tal "protetor de tireoide" para diminuir custos.

"Não perca está oportunidade, faça a mamografia..."
(Reprodução/Youtube).
Então! É lógico que está história é falsa. Primeiro porque o Dr. Drauzio Varella nunca disse que mamografia causa câncer, pelo contrário, ele diz que mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama. Assista ao recado do dr. Drauzio.  

Agora, descartando toda essa baboseira de protetor de tireoide, quando pesquisamos sobre a possibilidade do exame de mamografia causar câncer, encontramos informações sobre um estudo publicado pelo British Medical Journal que alega sugestivamente que algumas mulheres que possuam uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 teriam maior sensibilidade e possivelmente desenvolvam câncer se expostas à radiação. Porém, de acordo com o site Digital Med, cabe ressaltar que este fator tem sido alvo de contradições entre médicos e cientistas. Inclusive, também já foram apresentados outros estudos que apontam a importância da mamografia, e por sua vez apresentam índices de que na mamografia moderna, o nível de radiação utilizado no procedimento é mínimo e por sua vez não é nocivo.

O site do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) informa que "qualquer tipo de radiação não é bom para a saúde, desde que a pessoa esteja exposta com freqüência aos seus malefícios. Isso não acontece com a mamografia, já que a recomendação para a realização do exame é periódica".

Conclusão: Está história de que o Dr. Drauzio Varella disse que exame de mamografia causa câncer é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários