Lei Seca será revogada? Não. É boato.

Lei Seca será revogada? Gente! No Brasil, de acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada 100 mil habitantes, 23,4 perdem a vida no trânsito. Somos o 4º país com mais mortes no trânsito na América. Ainda de acordo com a OMS, o número de mortos nas estradas em todo o mundo pode chegar a 1 milhão por ano até 2030. O jornal Folha de S. Paulo publicou recentemente uma reportagem sobre o tema.

Considerando que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Se queremos reduzir os índices, precisamos ter consciência que o comportamento humano é a chave para evitar acidente de trânsito.  A Lei Seca (Lei 11.705/2008) tem ajudado a diminuir o número de acidentes no trânsito. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, houve uma ligeira redução no número de acidentes ocorridos por influência do álcool, após a lei ter estabelecido tolerância zero e aumentado o valor da multa para quem for flagrado embriagado ao volante. De 2013 a 2014 houve uma redução de 5%.

Estamos vivendo dias que é realmente preciso que cada um faça sua parte no trânsito para garantir a segurança. Alguém resolveu espalhar novamente, agora pelo WhatsApp, um texto falando que a Lei Seca será revogada e também que é o fim do bafômetro. Será?

Veja que absurdo! Segundo o texto, "após 3 meses de análises ficou comprovado que os bêbados estão passando o volante para as mulheres e o número de acidentes e barbaridades no trânsito aumentou em 300%. As autoridades concluíram que bêbado dirigindo é mais seguro".

Notícia falsa que circula pela rede social desde 2013

Além de brincar com coisa séria, os criadores de boatos chegam ao ponto de pedir para que os usuários repassem esta informação falsa. Eles até apelam: "Não quebre esta Corrente, Você pode salvar vidas". É muita cara de pau!

R. R. Soares diz que não tem que pagar imposto e pede oração para Eduardo Cunha?
Médicos descobrem raiz que pode curar o câncer em até 48 horas?
Jean Wyllys pede prisão de professora que se recusou a ensinar cartilha do KIT GAY?

ATENÇÃO! Veja o que diz um artigo do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas sobre "Álcool e Trânsito": "A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos, ou operar outras máquinas".

Conclusão: Está história de que a Lei Seca vai ser revogada e é o fim do bafômetro já circula pela internet a um bom tempo. É BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários