Presidente Michel Temer propõe o fim do carnaval no Brasil?

Presidente Michel Temer propõe o fim do carnaval no Brasil? Antes de responder está pergunta, vamos voltar a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016, a PEC que limita gastos públicos, que foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados após o presidente Michel Temer se reunir com centenas de parlamentares em um jantar, que já deu o que falar pelas redes sociais. Já falei sobre o jantar no Palácio do Planalto em outro post, leia aqui.

A PEC 241/2016 divide opiniões. Há quem diga que é um grande  retrocesso para áreas como saúde e educação. Porém, há quem veja o ajuste como essencial nas contas do governo. A proposta institui o denominado “Novo Regime Fiscal” (NRF). Cujo objetivo é o controle do ritmo de aumento de despesas, não se tratando, portanto, de uma proposta de “cortes” de despesas, mas do estabelecimento de uma regra geral que defina limites para o aumento de despesas em termos globais. A PEC pode vir a ser um importante passo na direção do equilíbrio sustentável das contas públicas. Saiba mais sobre a PEC 241 neste link.

Agora vamos voltar aquela história que o presidente Michel Temer propõe o fim do carnaval no Brasil. De acordo com um texto que circula pela web, a suposta medida é apresentada como solução e, sendo assim, cancela o carnaval de 2017. "Nem Olinda, nem Salvador, nem Rio de Janeiro. Após aprovação da chamada “PEC dos gastos”, a PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal com saúde e educação por até 20 anos, uma notícia pode abalar os foliões de todo o país [...] Com as contas no “vermelho”, o presidente Michel Temer acredita que não há mais espaço para supérfluos como educação e festejos como o carnaval enquanto durar a crise econômica. A medida já cancela o carnaval de 2017", diz um trecho do texto.


Ainda de acordo com o texto, Temer disse que "um país que verdadeiramente mergulha em austeridade não possui momento e motivo nenhum para festejos. Não apenas não repassaremos mais nem um real para financiamento de carnaval como aboliremos a festa, o feriado e proporemos calendário trabalhista normal". As informações são do "Diário Pernambucano", um site de notícias meio "fake" (falsas). 

Mulher cai em golpe e deposita R$ 500 para ajudar falso sobrinho.

Então, é verdade que Michel Temer propõe o fim do carnaval no Brasil? A resposta é não. Até porque o carnaval é uma festa popular que movimenta a economia. Principalmente para o Turismo e para o setor hoteleiro, mas isso tema para outro post. Fato é que não há nenhuma Medida Provisória  da Presidência da República com determinando o fim do carnaval a partir de 2017 em tramitação.

Conclusão: Está história de que Michel Temer propõe fim do carnaval no Brasil é BOATO.

Comentários