Cidade de Bom Jesus de Itabapoana se recusa a votar?

Bom Jesus de Itabapoana se recusa a votar? Opa! Está história é antiga, mas tem sido reproduzida por muitos sites e compartilhada pelas redes sociais como exemplo de cidadania.

Primeiro cabe ressaltar que o candidato do PR, Roberto Tatu, foi eleito prefeito este ano (2016) com 49.02% dos votos válidos. Ele obteve 2.937 votos de vantagem sobre o Savim-do-PMDB em uma eleição polarizada entre o primeiro e segundo colocado.

Dito isto, podemos voltar a história de que a população de Bom Jesus de Itabapoana se recusou a votar. Em 2008, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu convocar novas eleições para os municípios de Bom Jesus de Itabapoana e Santo Antônio de Pádua. Nestas cidades, os votos nulos superaram em muito os votos recebidos pelos dois candidatos à prefeitura. Em Bom Jesus de Itabapoana, os votos nulos alcançaram 89,23%. Porém, ainda em 2008, depois de dois meses de espera. O Ministro Eros Grau entendeu que a candidata Branca Motta tinha condições legais de disputar as eleições. Em 2012, Maria Das Graças Ferreira Motta, do PMDB, se elegeu com 6.738 votos.

Wagner Moura se recusa a fazer papel de Sérgio Moro em série da Netflix?

Posteriormente, Branca Motta foi acusada de cometer irregularidades durante a campanha eleitoral e o segundo colocado nas eleições de 2012, Roberto Elias Figueiredo Salim Filho (PR), assumiu a prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana.  Em 2014, o Tribunal Superior Eleitoral concedeu liminar e Branca Motta volta à prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana. Como se pode ver, foi uma administração bem confusa neste período, mas a eleição válida.

Leia também:

Resumindo, em 2008, inicialmente, foi uma decisão da justiça eleitoral que anulou a eleição, mas depois a justiça entendeu que Branca Motta poderia assumir. Portanto, esta história de que a cidade de Bom Jesus de Itabapoana se recusou a votar e anulou a eleição, é boato.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários