Dieta Low Carb é o caminho certo para emagrecer com saúde?

Preciso emagrecer. Ouvi falar da dieta low-carb. Disseram que é só parar de comer carboidratos e deixar de consumir açúcar. Comer carne com gordura, ovos, bacon, creme de leite e verduras ... Será que estou no caminho certo? Bom! A maioria das pessoas querem perder peso rapidamente, e, as vezes, não se preocupam se estão no caminho certo. Talvez  muitos não tenham conhecimento que a falta de certos nutrientes pode causar danos à saúde. Sendo assim, a dieta que deveria ser uma aliada na perda de peso, acaba se tornando vilã e causando muitos problemas, entre eles: fadiga, letargia, sonolência, prisão de ventre, lentidão mental, nervosismo e ansiedade. E tudo isso pode ser causado por falta de nutrientes. Claro que esse não é o propósito de nenhuma dieta, por isso, é sempre recomendado procurar um especialista antes de mergulhar de cabeça em uma dieta extremamente radical.

A dieta low-carb vem se tornando popular e ganhando cada vez mais adeptos nas redes sociais e grupos no WhatsApp. Então! O que é uma dieta low-carb? Por enquanto, ainda não há uma definição muito específica sobre a low carb, mas é fato que o foco principal da dieta é a redução de ingestão de carboidratos.


Um grupo defende que durante a dieta deve haver um aumento no consumo de carnes e gorduras animais e retirada total de carboidratos e açúcar, com restrição para o consumo de frutas e legumes, verduras são liberadas. Outros defendem uma low carb apenas com redução do consumo de carboidratos. É o caso do nutricionista Jeff S. Volek e o médico Stephen D. Phinney, autores do livro "A Arte e a Ciência de Viver com Poucos Carboidratos", os especialistas defendem que a dieta low-carb deve ser "bem formulada" com poucos carboidratos, muita gordura e proteína moderada. Porém, o professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Fabio Bessa Lima, diz que parte da proteína também vira gordura.

7 motivos para não deixar de comer abacaxi.

Esse é o primeiro post sobre a low carb. Afinal temos muito que aprender e ainda não há um consenso sobre a dieta low carb, que vem se tornando cada vez mais popular. Entretanto, uma coisa é certa, devemos ficar atentos com as dietas restritivas. De acordo com o endocrinologista João Salles, esse tipo de dieta traz 3 prejuízos: perda de massa magra, queda do metabolismo e risco de contrair infecção. Para nutricionista Rachel Francischi, as essas dietas são modismos alimentares que envolvem obsessão e podem revelar transtornos alimentares. Em breve farei outro sobre este tema. Acompanhe nossas atualizações.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários