Low Carb e os riscos de retirar carboidratos da dieta.

Saúde → Dando continuidade a nossa série de reportagens sobre a Dieta Low Carb (sem carboidratos), que se tornou uma febre atualmente. Este tipo de dieta vem ganhando cada vez mais adeptos. Prova disso, é que já existem vários grupos no WhatsApp anunciando que a Low Carb é melhor o caminho para emagrecer. Se você não leu ainda o primeiro post, clique aqui. O tema de hoje é:  o que eu preciso saber antes de retirar o carboidrato da dieta, será que faz bem à saúde?

Pessoal, deixar de consumir carboidratos tem sido apontado como o caminho mais rápido para perder peso, mas está longe de ser o mais eficaz. Segundo Fernanda Pisciolaro, membro do departamento de nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, nosso corpo é composto basicamente de água, músculos e gordura. Ao reduzir os dois primeiros, por causa do corte de carboidrato, o organismo fica com maior quantidade de gordura. Na pratica, a pessoa que adere a uma dieta sem carboidratos tem a sensação de estar mais magra, mas isso não significa saúde. Pelo contrário, pode significar problemas. "Isso quer dizer que, proporcionalmente, mesmo que você esteja mais magra na balança, a composição corporal será principalmente de gordura, o que não é nada saudável", disse a especialista em entrevista a revista 'Claudia'. A matéria completa pode ser lida neste link.

Retirar carboidratos da dieta e consumir mais proteína pode sobrecarregar os rins e o fígado. Além disso, aumenta o colesterol, o que não é nada bom para o coração. Então! Antes de aderir a moda, que a curto prazo pode parecer benéfica, que a Dieta Low Carb não é tão milagrosa como andam dizendo por aí. Afinal, o mais importante é emagrecer com saúde.

Tem mais! Antes de tratar o carboidrato como vilão.  Saiba que os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. "São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência". Acompanhe nossas atualizações. Em breve estarei postando a terceira reportagem sobre a dieta Low Carb (sem carboidratos).

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários