Low Carb e os riscos de retirar carboidratos da dieta.

Saúde → Dando continuidade a nossa série de reportagens sobre a Dieta Low Carb (sem carboidratos), que se tornou uma febre atualmente. Este tipo de dieta vem ganhando cada vez mais adeptos. Prova disso, é que já existem vários grupos no WhatsApp anunciando que a Low Carb é melhor o caminho para emagrecer. Se você não leu ainda o primeiro post, clique aqui. O tema de hoje é:  o que eu preciso saber antes de retirar o carboidrato da dieta, será que faz bem à saúde?

Pessoal, deixar de consumir carboidratos tem sido apontado como o caminho mais rápido para perder peso, mas está longe de ser o mais eficaz. Segundo Fernanda Pisciolaro, membro do departamento de nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, nosso corpo é composto basicamente de água, músculos e gordura. Ao reduzir os dois primeiros, por causa do corte de carboidrato, o organismo fica com maior quantidade de gordura. Na pratica, a pessoa que adere a uma dieta sem carboidratos tem a sensação de estar mais magra, mas isso não significa saúde. Pelo contrário, pode significar problemas. "Isso quer dizer que, proporcionalmente, mesmo que você esteja mais magra na balança, a composição corporal será principalmente de gordura, o que não é nada saudável", disse a especialista em entrevista a revista 'Claudia'. A matéria completa pode ser lida neste link.

Retirar carboidratos da dieta e consumir mais proteína pode sobrecarregar os rins e o fígado. Além disso, aumenta o colesterol, o que não é nada bom para o coração. Então! Antes de aderir a moda, que a curto prazo pode parecer benéfica, que a Dieta Low Carb não é tão milagrosa como andam dizendo por aí. Afinal, o mais importante é emagrecer com saúde.

Tem mais! Antes de tratar o carboidrato como vilão.  Saiba que os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. "São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência". Acompanhe nossas atualizações. Em breve estarei postando a terceira reportagem sobre a dieta Low Carb (sem carboidratos).

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF deflagra 59ª fase da Operação Lava Jato.

Toffoli determina votação secreta na eleição do Senado.