Google cria doodle em referência ao enigmático Mecanismo de Antikythera.

Olá pessoal. Ao acessar a página do Google nesta quarta-feira (17/05) para fazer uma pesquisa, o internauta encontra um Doodle fazendo referência a um dos objetos mais enigmáticos já descobertos por arqueólogos. Trata-se do Mecanismo de Antikythera, que ficou conhecido também como Máquina de Anticítera.

Cabe ressaltar que este objeto foi achado em 17 de maio de 1902 por mergulhadores. Ele estava submerso a 43 metros de profundidade, junto com estátuas e outros objetos antigos, na costa da ilha grega de Antikythera, como informou a revista "Exame".

O artefato foi estudado pelo arqueólogo Spyridon Stais e outros cientistas. Segundo os especialistas, o mecanismo teria sido fabricado por volta de 87 AC. Posteriormente, o Mecanismo de Antikythera foi estudado mais detalhadamente pelo cientista americano Derek Price, da universidade de Yale. Price concluiu que os símbolos gravados no objeto fazem referência a dias, meses e signos do Zodíaco.

Após uma inspeção mais minuciosa, usando raio X, o cientista americano fez desenhos mais detalhados do funcionamento do objeto. Derek Price chegou a conclusão que o artefato era uma espécie de calculadora astronômica. O que, de acordo com informações da revista "Exame", foi confirmado em 2005, quando um projeto de pesquisa patrocinado pela fabricantes de computadores HP trouxe novas informações sobre o artefato.

Baseado neste estudo, foi possível construir réplicas do Mecanismo de Antikythera. O artefato original fica no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações da revista 'Exame'.

Comentários