Cebolas fatiadas são imãs para bactérias e não pode comê-las no dia seguinte [é boato].

Assunto: Boatos que circulam pela internet.
Comer cebola fatiada no dia seguinte faz mal à saúde?
Cebolas cruas são um imã para bactérias?

Consumir cebolas cortadas no dia seguinte pode causar danos à saúde. Será?

Ela está presente em muitos pratos brasileiros. Quando junta com alho, cria uma combinação e um sabor maravilhoso. Realmente, a cebola é um dos melhores temperos e um dos mais usados. Além disso, ela é antioxidante e, consumir regularmente alimentos ricos em antioxidantes pode prevenir o câncer e uma série de doenças degenerativas, além de combater o envelhecimento precoce da pele. 
Cebolas fatiadas são imãs de bactérias e não pode come-las no dia seguinte
Inclusive, os egípcios usavam a cebola para tratar uma série de enfermidades. Até aqui temos ótimos motivos para consumir cebola diariamente, entretanto, circula pelo WhatsApp, um texto alertando para o perigo de consumir cebolas fatiadas no dia seguinte, mesmo que tenha sido corretamente embalada e guardada na geladeira.

O perigo que você nunca soube sobre a cebola

Cebolas fatiadas são imãs de bactérias e não pode come-las no dia seguinte
"O perigo que você nunca soube sobre a cebola...Levado a um pneumologista, este explicou que as cebolas são um imã enorme paras as bactérias, especialmente as cebolas cruas. Em suma, nunca mantenha cebolas fatiadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na geladeira. Seu consumo deve ser imediato, vez que pode ser um perigo consumi-las a posteriori...", diz um trecho do texto, que ainda fala sobre que as bactérias supostamente encontradas nas cebolas fatiadas no dia seguinte podem causar infecções do estômago e intoxicação alimentar. 

O texto é finalizado com aquele característico apelo para que todos repassem a mensagem para seus contatos e nos grupos do WhatsApp.

Cebolas são imãs para bactérias?

Pessoal! Está história de que a cebola fatiada e devidamente guardada para ser consumida no dia seguinte é um risco à saúde é BOATO. Em entrevista ao portal de notícias da Globo, o G1.globo.com, a doutora Fernanda Miranda, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, disse que não há nenhum estudo que comprove que as cebolas sejam imãs para bactérias, ou seja, que elas atraiam bactérias do recinto. 
Cebolas fatiadas são imãs de bactérias e não pode come-las no dia seguinte
Ainda de acordo com a pneumologista, não se deve, de fato, deixá-las sem o acondicionamento adequado. Isso porque tem pessoas diz que têm o hábito de cortar a cebola ao meio e deixar no quarto, o que é fortemente desencorajado pela entidade, conforme explicou a médica, esclarecendo ainda que a presença da cebola no ambiente não tem nenhuma eficácia para controlar a transmissão da gripe.

Dipirona contém vírus Marburg. Será?

Conclusão

Essa história de que consumir cebolas fatiadas no dia seguinte faz mal à saúde é BOATO.

Comentários