Nova Dipirona S/500 contém vírus Marburg [é boato].

Assunto: Boatos que circulam pela internet.
Dipirona contém vírus mortal.

Dipirona contém vírus Marburg. Será?

Nova Dipirona S/500 contém vírus Marburg
A Dipirona S/500, medicamento muito usado para aliviar a dor e para baixar a febre, estaria contaminada com o vírus Marburg. Esta informação, de fontes duvidosas, começou a circular pelo WhastApp e também pelas redes sociais e ganhou repercussão rapidamente por se tratar de um remédio popular. 

Segundo o texto, "novo dipirona importado da Venezuela para o Brasil contêm vírus (...) Cuidado NÃO TOME o NOVO DIPIRONA que vem escrito S/500. É um novo dipirona importado da Venezuela , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Marburg”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade" — A informação foi atribuída a Rádio Nacional de Venezuela.

Como é bem característico neste caso, o alerta é acompanhado de um apelo para que os usuários do WhatsApp repassem a mensagem — "Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares (...) lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos".

Apesar de sempre causar preocupação, é preciso muita cautela antes de repassar informações que circulam pelas redes sociais ou WhatsApp. É necessário checar a origem desta informação já que oficialmente não há nenhum registro que comprove a existência do vírus Marburg na Dipirona S/500

Semelhante caso ocorreu o Paracetamol P/500, quando voltar a circular pelas redes sociais a história de que o medicamento estaria contaminado com o vírus Machupo, neste caso, a falsa informação foi atribuída a Radio Nacional de Angola — relembre aqui.

Dipirona Sódica não contém vírus Marburg

Para conhecimento de todos, cada ml ou comprimido do medicamento contém: dipirona sódica 500 mg. Excipientes gotas: metabissulfito de sódio, EDTA sódico, sorbitol, água purificada. Excipiente injetável: água para injeção. Excipientes comprimidos: amido, polividona, álcool etílico. 

Dipirona S/500 não tem vírus Marburg em sua fórmula. 

Sobre o vírus Marburg

Para melhor esclarecimento, o vírus de Marburg, também conhecido como  vírus de Marburgo (sigla MARV)  é o agente causador da febre hemorrágica de Marburg. De acordo com informações divulgadas pela enciclopédia livre Wikipédia, tanto a doença quanto o vírus estão relacionados com o ébola. Logo, estamos falando de uma doença que pode ter taxas de letalidade extremamente altas. 

Conclusão

Essa história dando conta que a Dipirona S/500 contém vírus Marburg é BOATO.

Cebolas fatiadas são imãs para bactérias e não pode comê-las no dia seguinte?

Comentários