Divertida Mente: um filme que nos ensina sobre inteligência emocional

Inteligência Emocional
Você já se perguntou o que se passa na sua mente? Você já imaginou como as suas emoções interagem e influenciam as suas ações e memórias? Essas são algumas das questões que o filme Divertida Mente, da Pixar, aborda de forma criativa e divertida. O filme conta a história de Riley, uma menina que se muda com seus pais para uma nova cidade e enfrenta os desafios dessa mudança. O filme mostra como as emoções de Riley, personificadas por Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, tentam ajudá-la a se adaptar à sua nova realidade. Divertida Mente é um filme que nos faz rir, chorar e refletir sobre as nossas próprias emoções e como elas afetam a nossa vida. Nesta resenha, vamos analisar o filme sob a perspectiva da inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as nossas emoções de forma saudável e positiva. Vamos ver quais são as lições que o filme nos ensina sobre esse tema tão importante para o nosso bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Divertida Mente é uma ótima forma de aprender sobre inteligência emocional, pois ensina algumas lições valiosas, como:

- As emoções são importantes e não devem ser ignoradas ou reprimidas. Cada emoção tem uma função e um papel na vida de Riley, e elas precisam trabalhar juntas para manter o equilíbrio e a saúde mental da menina. Por exemplo, a Alegria aprende que a Tristeza é necessária para que Riley possa expressar seus sentimentos e receber apoio dos outros.

As emoções mudam conforme crescemos e enfrentamos novos desafios. O filme mostra como as ilhas da personalidade de Riley, que representam seus interesses e valores, se transformam ao longo do tempo. Algumas ilhas desaparecem, outras surgem e outras se renovam. Isso mostra que as emoções não são estáticas, mas dinâmicas e adaptáveis.

- As emoções podem ser complexas e misturadas. O filme mostra como as memórias de Riley podem ter mais de uma cor, indicando que elas podem conter mais de uma emoção. Por exemplo, uma memória feliz pode ter um toque de tristeza, ou uma memória triste pode ter um toque de alegria. Isso mostra que as emoções não são simples, mas multifacetadas e ricas.

Inteligência emocional: o que é e por que desenvolvê-la?

Divertida Mente é um filme divertido e emocionante, que nos faz refletir sobre nossas próprias emoções e como elas afetam nossa vida. É um filme que nos ajuda a desenvolver nossa inteligência emocional, pois nos ensina a reconhecer, compreender e gerenciar nossas emoções de forma saudável e positiva.

Gostou do post? Deixe seu feedback nos comentários abaixo e, se quiser nos apoiar, pode fazer um PIX para momentoverdadeiro@gmail.com. Agradecemos pelo seu apoio!

Luther na Netflix: Resenha Eletrizante com Idris Elba

Pânico 6: uma homenagem à saga e aos fãs do terror

Resenha Crítica: Ursinho Pooh: Sangue e Mel - Uma Tentativa Falha de Transformar Personagens Clássicos em Assassinos Sanguinários

Comentários