Domingo de Páscoa: a celebração da vida nova em Cristo

 

Domingo de Páscoa
O Domingo de Páscoa é a festa mais importante do calendário cristão, pois nela celebramos a vitória de Jesus Cristo sobre a morte e o pecado. A ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé e da nossa esperança, pois nos revela o amor infinito de Deus por nós e nos abre as portas da vida eterna.

Mas o que significa celebrar o Domingo de Páscoa? Como podemos viver a alegria e o mistério deste dia tão especial? Vejamos alguns aspectos que nos ajudam a compreender melhor o sentido do Domingo de Páscoa.

O Domingo de Páscoa é o cumprimento das promessas de Deus

O Domingo de Páscoa não é um acontecimento isolado na história da salvação, mas é o cumprimento das promessas que Deus fez ao seu povo desde o Antigo Testamento. Deus escolheu Israel como seu povo e fez uma aliança com ele, prometendo-lhe libertação, bênção e vida. Essa aliança foi renovada ao longo dos séculos pelos profetas, que anunciaram a vinda do Messias, o ungido de Deus, que traria a salvação definitiva para Israel e para todas as nações.

Jesus é esse Messias prometido, que nasceu da Virgem Maria, viveu entre nós, ensinou-nos o caminho do Reino de Deus, fez milagres e curou os enfermos, morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras. Jesus é o novo e eterno pacto entre Deus e a humanidade, que nos reconcilia com o Pai e nos torna seus filhos e filhas. Jesus é o Cordeiro Pascal, que se oferece como sacrifício para nos libertar da escravidão do pecado e da morte. Jesus é o Senhor da vida, que venceu a morte e nos dá a sua vida em abundância.

O Domingo de Páscoa é o dia do testemunho dos apóstolos

O Domingo de Páscoa é também o dia em que os apóstolos testemunham a ressurreição de Jesus. Os evangelhos narram que no primeiro dia da semana, Maria Madalena e outras mulheres foram ao sepulcro de Jesus e o encontraram vazio. Elas viram dois anjos que lhes disseram que Jesus não estava ali, mas que havia ressuscitado. Elas correram para contar aos discípulos, mas estes não acreditaram nelas. Pedro e João foram ao sepulcro e viram os lençóis que envolviam o corpo de Jesus, mas não O viram. Mais tarde, no mesmo dia, Jesus apareceu aos discípulos no cenáculo, mostrou-lhes as suas chagas e lhes disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". E soprou sobre eles o Espírito Santo, dando-lhes o poder de perdoar os pecados.

Os apóstolos tornaram-se então testemunhas da ressurreição de Jesus. Eles viram com os seus próprios olhos o Senhor vivo e glorioso, comeram e beberam com Ele, ouviram os seus ensinamentos e receberam a sua missão. Eles saíram pelo mundo a pregar o Evangelho, anunciando que Jesus é o Filho de Deus, que morreu e ressuscitou por nós, e que quem nele crê recebe pelo seu nome a remissão dos pecados e a vida eterna.

Mensagem Cristã de Páscoa: Celebrando a Esperança

Judas Iscariotes: O herói ou o vilão da história de Jesus? Mitos e verdades revelados

Domingo de Páscoa

O Domingo de Páscoa é o dia da nossa participação na ressurreição de Jesus

O Domingo de Páscoa não é apenas uma recordação do passado, mas uma celebração do presente e uma antecipação do futuro. Nós, que fomos batizados em Cristo, participamos da sua morte e ressurreição. Pelo batismo, morremos para o pecado e renascemos para a vida nova em Cristo. Pela eucaristia, recebemos o corpo e o sangue de Cristo, que nos alimenta e nos fortalece na nossa caminhada. Pela confirmação, somos selados com o dom do Espírito Santo, que nos dá os seus dons e nos faz testemunhas de Cristo no mundo. 

O Domingo de Páscoa é o dia em que celebramos a nossa participação na ressurreição de Jesus, que é a nossa esperança e a nossa alegria. Nós sabemos que Jesus está vivo e que está conosco todos os dias até ao fim dos tempos. Nós sabemos que Ele nos ama e que nos quer felizes. Nós sabemos que Ele nos conduz pelo seu Espírito e que nos levará à glória do Pai. Nós sabemos que Ele é o Senhor da história e que tem um plano de salvação para toda a humanidade.

O Domingo de Páscoa é o dia da nossa missão no mundo

O Domingo de Páscoa não é apenas um dia de festa e de descanso, mas um dia de compromisso e de envio. Assim como Jesus enviou os seus apóstolos a anunciar o Evangelho a todas as criaturas, também nós somos enviados a ser luz do mundo e sal da terra. Somos chamados a viver como ressuscitados, como pessoas que têm uma vida nova em Cristo e que a partilham com os outros. Somos chamados a ser testemunhas da ressurreição de Jesus, com as nossas palavras e com as nossas obras, com a nossa fé e com o nosso amor.

O Domingo de Páscoa é o dia em que assumimos a nossa missão no mundo, como discípulos e missionários de Cristo. Somos enviados a levar a Boa Nova da salvação a todos os homens e mulheres, especialmente aos mais pobres, aos mais sofredores, aos mais necessitados. Somos enviados a promover a justiça, a paz, a solidariedade, o respeito pela vida e pela criação. Somos enviados a construir o Reino de Deus na terra, como sinal da nossa esperança na vida eterna.

Conclusão

O Domingo de Páscoa é o dia mais importante do ano litúrgico, pois nele celebramos o mistério central da nossa fé: a ressurreição de Jesus Cristo. É um dia de júbilo e de gratidão, pois Deus nos mostrou o seu amor sem medida e nos deu a vitória sobre o pecado e a morte. É um dia de comunhão e de participação, pois somos membros do corpo de Cristo ressuscitado e vivemos da sua vida. É um dia de compromisso e de envio, pois somos testemunhas da ressurreição de Jesus e somos chamados a anunciar o seu Evangelho ao mundo.

Que neste Domingo de Páscoa possamos renovar a nossa fé na ressurreição de Jesus e na nossa própria ressurreição. Que possamos celebrar com alegria e fervor este grande dom de Deus para nós. Que possamos viver como ressuscitados, como pessoas novas em Cristo. Que possamos ser missionários da esperança e da vida para todos os nossos irmãos.

Se você quer nos ajudar a continuar produzindo conteúdo de qualidade, envie um pix para momentoverdadeiro@gmail.com. Contamos com você!

Feliz Páscoa!

Comentários