Ser frio e manso: dicas de Karnal para viver bem

Ser frio e manso, se afastar e não falar demais. Essas são algumas das dicas que o filósofo e escritor Leandro Karnal oferece para quem quer viver melhor e evitar conflitos desnecessários. Mas o que significa ser frio e manso? Não se trata de ser indiferente ou passivo, mas sim de ter controle emocional e sabedoria para escolher as batalhas que valem a pena. Ser frio e manso é saber se preservar, se respeitar e se valorizar. É não se deixar levar pelo calor das emoções, pelas provocações alheias ou pelas expectativas irreais. É ter consciência de que nem tudo merece a nossa atenção, a nossa energia ou a nossa resposta.

Se afastar e não falar demais também são atitudes que podem nos ajudar a viver melhor. Muitas vezes, nos envolvemos em situações que não nos dizem respeito, que não nos acrescentam nada ou que só nos trazem problemas. Falar demais pode ser um sinal de insegurança, de carência ou de arrogância. Pode nos expor a julgamentos, a mal-entendidos ou a conflitos. Por isso, é importante saber quando se calar, quando se afastar e quando se isolar. Não se trata de fugir ou de se esconder, mas sim de ter discernimento para saber o que é bom e o que é ruim para nós.

Essas dicas de autoajuda podem parecer simples, mas exigem prática e disciplina. Elas nos convidam a refletir sobre as nossas escolhas, as nossas atitudes e as nossas relações. Elas nos desafiam a ser mais maduros, mais equilibrados e mais felizes. Elas nos mostram que podemos ser frios e mansos sem sermos frios e indiferentes.

E você, o que achou das dicas de Leandro Karnal para ser frio e manso, se afastar e não falar demais? Você concorda com ele? Você já pratica essas atitudes no seu dia a dia? Deixe o seu comentário e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais. E se você gostou do nosso conteúdo e quer nos apoiar, faça um pix para momentoverdadeiro@gmail.com. Agradecemos a sua colaboração!

Comentários