7 lições de autoajuda retiradas de “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle

O Poder do Agora, Livro

O Poder do Agora
é um livro de autoajuda escrito por Eckhart Tolle, um autor e palestrante alemão que ensina sobre a importância de viver no momento presente. O livro foi publicado em 1997 e se tornou um best seller mundial, vendendo mais de 15 milhões de cópias em mais de 30 idiomas. Neste post, vamos ver algumas das principais lições que podemos aprender com este livro e como aplicá-las na nossa vida.

1. O agora é tudo o que existe

A primeira lição do livro é que o agora é a única realidade que temos. O passado e o futuro são apenas projeções da nossa mente, que nos fazem sofrer com arrependimentos, culpas, medos e ansiedades. Tolle nos convida a reconhecer que o agora é o único tempo que podemos experimentar e influenciar, e que devemos nos concentrar nele com atenção plena e aceitação.

2. O ego é a fonte do nosso sofrimento

A segunda lição do livro é que o ego é a parte da nossa mente que se identifica com os nossos pensamentos, emoções, opiniões, crenças e julgamentos. O ego nos faz acreditar que somos separados dos outros e do todo, e que precisamos nos defender, competir e provar o nosso valor. Tolle nos mostra que o ego é uma ilusão que nos impede de reconhecer a nossa verdadeira essência, que é pura consciência e amor.

3. A resistência gera dor

A terceira lição do livro é que a resistência gera dor. Quando resistimos à realidade do agora, seja ela qual for, criamos conflito interno e externo. Tolle nos ensina a aceitar o que é, sem negar, rejeitar ou tentar mudar. Ao aceitar o agora, nos libertamos da dor e abrimos espaço para a paz e a alegria.

4. A entrega é o caminho para a liberdade

A quarta lição do livro é que a entrega é o caminho para a liberdade. Quando nos entregamos ao fluxo da vida, confiamos no processo e deixamos de tentar controlar tudo. Tolle nos diz que a entrega não significa passividade ou resignação, mas sim cooperação e harmonia com o que é. Ao nos entregarmos ao agora, nos alinhamos com o poder criativo do universo e permitimos que as coisas aconteçam naturalmente.

5. O silêncio é a chave para a sabedoria

A quinta lição do livro é que o silêncio é a chave para a sabedoria. Quando silenciamos a nossa mente tagarela, nos conectamos com a nossa intuição e com a inteligência superior. Tolle nos sugere que pratiquemos a meditação e outras técnicas de silenciamento mental, como observar a respiração, ouvir os sons da natureza ou contemplar uma obra de arte. Ao silenciarmos a mente, acessamos o conhecimento profundo que está dentro de nós.

6. A presença é o segredo para a felicidade

A sexta lição do livro é que a presença é o segredo para a felicidade. Quando estamos presentes no agora, estamos plenamente conscientes do que estamos fazendo, sentindo e pensando. Tolle nos recomenda que pratiquemos a presença em todas as atividades do nosso dia-a-dia, como comer, caminhar, conversar ou trabalhar. Ao estarmos presentes no agora, vivemos cada momento com intensidade e gratidão.

7. O amor é a essência de quem somos

A sétima lição do livro é que o amor é a essência de quem somos. Quando despertamos para o agora, reconhecemos que somos parte de uma única fonte de energia e consciência, que podemos chamar de que podemos chamar de Deus, Vida, Amor ou como preferirmos. Tolle nos inspira a expressar esse amor incondicional para nós mesmos e para os outros, sem julgamento, medo ou apego. Ao expressarmos o amor, nos tornamos um canal de luz e cura para o mundo.

Conclusão

O Poder do Agora é um livro que nos oferece uma nova perspectiva sobre a vida e sobre nós mesmos. Ao seguir as suas lições, podemos nos libertar do sofrimento causado pelo ego e pela resistência, e nos conectar com a nossa verdadeira natureza, que é pura presença, sabedoria e amor. Se você quer transformar a sua vida e alcançar a paz interior, eu recomendo que você leia este livro e pratique os seus ensinamentos no seu dia-a-dia. Você vai se surpreender com os resultados!

Que tal comprar um exemplar desse livro por um link seguro e receber na sua casa? Se você deseja comprar esse é só clicar neste link: https://amzn.to/3nzO9xr Você gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo, sua opinião é muito importante! Se você quiser ajudar o blog Momento Verdadeiro, faça um pix para momentoverdadeiro@gmail.com. Desde já agradeço! 

Você pode gostar dessas outras resenhas:

Nada pode me ferir: como David Goggins superou seus limites e se tornou um ícone da resistência mental e física

-  ‘Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar’ de Daniel Kahneman

 Mentirosos: o livro que conquistou o TikTok e vai te surpreender

Comentários