Saturno vai passar raspando pela Terra?

Saturno vai passar raspando pela Terra dentro de 6 meses? Se isso fosse verdade, seria uma situação preocupante já que Saturno é o segundo planeta maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. "O planeta Saturno, aquele que possui um anel em sua volta, se aproximará da Terra e poderá ser visto de qualquer ponto do mundo, inclusive do Brasil, sempre no período da tarde, é o que confirma a Agencia Espacial Americana", diz um trecho do texto que foi divulgado em vários sites e voltou a ser compartilhado nas redes sociais.

Então! Saturno vai passar raspando pela Terra? Não! Está história é falsa. Inclusive, a imagem usada para ilustrar o boato foi copiada do site Huffington Post, que publicou um texto falando sobre a hipótese do satélite natural da Terra ser substituído por outros planetas. "O que aconteceria se a Lua foi substituído por outros planetas no Sistema Solar?" Poderia ocorrer "um puxão gravitacional devastador que resultaria na morte de milhões", diz a matéria.

Ainda bem que isso foi só uma suposição. Em 2015, por conta de um alinhamento pouco frequente de Saturno com a Terra e o Sol, o planeta atingiu o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, mas a distância entre os dois planetas era significativa, ou seja, não havia possibilidade de Saturno passar raspando pela Terra.

Papa Francisco diz que Lúcifer é Deus e pai de Cristo?

Homem é atacado por um tubarão branco ao posar para um selfie no mar?

Em junho deste ano, Saturno ficou em posição oposta ao Sol e pode ser visto com maior facilidade da Terra. Na ocasião, de acordo com a União de Astrônomos Amadores da Itália, "seus esplêndidos anéis" poderiam ser observados, com telescópio, em perfeitas condições.

Jantar de Temer para 400 deputados custou mais de R$30 milhões?

Conclusão: essa história de que Saturno vai passar raspando pela Terra dentro de 6 meses é boato.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários