Bolsonaro apela para que caminhoneiros não façam greve

Imagem
O presidente Jair Bolsonaro apelou hoje (27) aos caminhoneiros para que não façam greve. "Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil. Apelamos para eles que não façam greve porque todos nós vamos perder, todos, sem exceção. Agora, a solução não é fácil, estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste", disse, após reunião no Ministério da Economia. Ontem (26), a Petrobras reajustou o preço médio do diesel nas refinarias em 4,4% e há especulações sobre uma greve de caminhoneiros que aconteceria na próxima segunda-feira (1º). “A Petrobras segue uma planilha, tem a ver com preço do petróleo lá fora, tem a ver com variação do dólar. Ontem foi boa notícia, o dólar baixou R$ 0,20. Estamos estudando medidas, agora, não tenho como dar uma resposta de como diminuir impacto, que, na verdade, foram nove centavos no preço do diesel”, disse, ressaltando que não interfere na política de preços da empresa. De acordo com o presidente, está em estudo a diminui

Comer feijão pode fazer mal à saúde → boato ou verdade?

O feijão é indicado para uma dieta diária. Ele proporciona nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, carboidratos e fibras. Só que agora está circulando pela web um texto afirmando que o feijão não deveria fazer parte de uma dieta saudável. 

Então! Comer feijão faz mal à saúde? Segundo informações, o feijão tem uma camada de proteção, chamada de fitatos. Eles impendem a absorção de minerais essenciais, como cálcio, ferro, zinco e magnésio.  Sendo assim, o feijão poderia ser vilão. "O problema não é apenas que não podemos absorver os nutrientes, mas também somos impedidos de consumir os minerais de outros alimentos, por causa dos fitatos".

Sobre o fitato → O fitato ou ácido fítico existe na superfície de cereais. "O ácido fítico é um forte quelante de minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco e portanto pode contribuir para deficiência destes minerais em pessoas cuja dieta dependa de alimentos ricos em ácido fítico como fonte nutricional. Desta forma o mesmo é um anti-nutriente", com informações da WikipédiaAtenção: o fitato é um anti-nutriente para pessoas que já possuam um baixo consumo de minerais essenciais, seus efeitos podem ser indesejáveis.

Outro problema do feijão estaria relacionado a lectina. 

Sobre a lectina  → são proteínas que resistem à digestão e que podem afetar as células do trato intestinal. As lectinas também podem causar artrite, esclerose múltipla, úlceras pépticas, alergias e diabetes tipo 2. Todavia, para muitos dos afetados o problema não vai muito além de uma indigestão. Como podemos conferir nesta reportagem da BBC.

Então? Será que a solução é parar de comer feijão? NÃO! O feijão é uma fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9. É rico em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio). Faz bem para o intestino. Melhora o sistema nervoso, entre outros benefícios. Além disso.


Dica para o preparo do feijão: Segundo a nutricionista Sônia Tucunduva, deixar o feijão de molho antes de prepará-lo, reduz o tempo de cozimento e os compostos (taninos, fitatos e oligossacarídeos) que diminuem a capacidade de digestão de certos alimentos e causam gases intestinais. Atenção! Jogue a água do feijão fora e lave-o novamente.

Feijão com Arroz

De acordo informações do programa 'Bem Estar', da TV Globo, do ponto de vista nutricional, o feijão com arroz formam uma combinação completa que traz mais benefícios à saúde junta do que separada. Isso porque, quando a pessoa consome uma leguminosa como o feijão com um cereal, no caso o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas vegetais.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crivella disse que negro só gosta de: "cachaça, prostituição e macumba"?

Bolsonaro tem melhor avaliação desde o começo do mandato | Podcast.

Vídeo Som de trombetas no céu de Israel é real?