Arroz está infectado com vírus e bactérias e pode matar?

Lembra daquela história: "feijão com bactéria tem que ficar de molho no vinagre"? Se você ainda não recebeu esta mensagem pelo WhatsApp (ou alguém te marcou em alguma publicação no Facebook),  clique aqui para obter mais informações. Por que agora vou falar sobre outro assunto envolvendo alimentos que circula pela web: "arroz está infectado com vírus e bactérias e pode matar". Essa informação também está sendo repassada para os usuários do WhatsApp e Facebook

Já falei em outro post que o hábito do brasileiro de consumir arroz com feijão é bastante saudável. Lei aqui. Fato comprovado, por isso não devemos deixar de consumir arroz com feijão. E agora alguém resolve espalhar pela grande rede que o arroz está infectado com vírus e bactérias que pode matar. Pior, o texto diz que o Ministério da Saúde não tem dinheiro para tirar a bactéria da safra de arroz. 
Veja que absurdo! "O governo brasileiro está escondendo uma informação da população. A nova safra de arroz referente ao mês de Outubro foi infectada com vírus e bactérias por estudantes universitários em visitas nas plantações. Esses vírus e bactérias causam infecções no estômago podendo levar a morte...", diz um trecho do texto compartilhado nas redes sociais, finalizada com um apelo: "REPASSEM para o maior número de pessoas ..."

É verdade que o arroz está infectado com vírus e bactérias e pode matar? NÃO! Caso houvesse apenas uma suspeita de que este produto esta impróprio para o consumo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) teria determinado que as marcas citadas no texto fossem retiradas imediatamente dos supermercados. Como aconteceu com o caso do achocolatado contaminado. Só depois que a contaminação foi descartada, que o achocolatado foi liberado pela Anvisa.


O texto diz ainda que o médico Carlos Gouveia tem mais informações a respeito do caso. Só que o CRM 32.324 não pertence a Carlos Gouveia. Sendo assim, não é preciso nem buscar outros fundamentos para provar que está história de que o "arroz está infectado com vírus e bactérias e pode matar" é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários