Galactus: O Devorador de Mundos

Galactus: O Devorador de Mundos
Você já imaginou como seria se um gigante cósmico aparecesse no céu e anunciasse que iria devorar o seu planeta? Essa é a terrível realidade que muitas civilizações enfrentaram ao longo da história do universo Marvel, graças à existência de Galactus, o Devorador de Mundos.

Galactus é um dos personagens mais poderosos e antigos da Marvel Comics, tendo surgido antes mesmo do Big Bang que originou o universo atual. Ele era originalmente um humanoide chamado Galan, que vivia no planeta Taa, uma utopia científica e social. Porém, seu universo estava em colapso, e ele decidiu se sacrificar junto com os últimos sobreviventes de sua raça, voando em uma nave em direção ao centro do caos. Lá, ele foi salvo pela Força Fênix do universo moribundo, que o levou para dentro do Ovo Cósmico, uma esfera de matéria primordial desorganizada. Com o próximo Big Bang, o Ovo Cósmico explodiu, dando origem a novas estrelas e planetas. O futuro Galactus e sua nave foram recriados simultaneamente com as encarnações da Eternidade e da Morte, mas ele ficou inerte por bilhões de anos enquanto a nova vida começava a povoar o universo.

Um dia, sua nave caiu em um planeta desconhecido, onde Ecce, o Vigia, viu seu ocupante emergir como energia pura. Ecce reconheceu o perigo que o ser nascente representaria e poderia tê-lo destruído ali mesmo, mas preferiu seguir seu juramento de não interferência. Galactus então lançou sua nave de volta ao espaço, ejetando seus companheiros sem vida no vazio. Ele então criou uma armadura para controlar e regular suas energias incríveis, e transformou sua nave em uma câmara de incubação, onde passou incontáveis séculos evoluindo para sua forma atual. Eventualmente, sua nave caiu em órbita ao redor de um planeta verdejante, Archeopia. Os nativos avançados escanearam a nave, detectaram suas energias impressionantes e sabiamente a deixaram em paz.

Anos depois, quando uma guerra interestelar se espalhou por aquele setor espacial, os inimigos não identificados dos Archeopianos confundiram a nave de incubação com uma arma e dispararam contra ela. Saindo ileso, o ser que adotou o nome de Galactus rapidamente matou invasor e defensor igualmente, e então consumiu as energias vitais de Archeopia, o primeiro de muitos mundos que pereceriam por sua fome; apenas uma pequena frota de Archeopianos conseguiu escapar. Observando a destruição que causara, Galactus decidiu criar um mundo que superasse qualquer outro em existência. Embora levasse milênios, incluindo pausas para reabastecer suas energias, Galactus completou Taa II, uma nave imensa que englobava todo o sistema Archeopiano, que ele fez sua nova casa.

Desde então, Galactus vagou pelo universo em busca de planetas habitados para saciar seu apetite insaciável. Ele não é malévolo nem benevolente; ele simplesmente segue seu instinto de sobrevivência, sem se importar com as consequências para as formas de vida inferiores. Ele considera seu papel como parte do equilíbrio cósmico, pois ele elimina mundos que poderiam se tornar ameaças ou aberrações no futuro. Ele também afirma ser necessário para a eventual renovação do universo.

Para facilitar sua busca, Galactus emprega arautos, seres que ele concede uma fração de seu poder cósmico em troca de sua lealdade e serviço. O primeiro e mais famoso deles foi o Surfista Prateado, que originalmente era Norrin Radd, um nobre habitante do planeta Zenn-La. Ele se ofereceu para ser o arauto de Galactus para poupar seu mundo da destruição, mas acabou se arrependendo de sua escolha ao ver as atrocidades que Galactus cometia. Ele acabou se rebelando contra seu mestre quando ele tentou devorar a Terra, e foi auxiliado pelos Quatro Fantásticos, que conseguiram repelir Galactus com a ajuda do Vigia e do Nulificador Supremo, uma arma capaz de aniquilar qualquer coisa.

Galactus é um dos seres mais poderosos do universo Marvel. Ele possui uma vasta gama de poderes, incluindo: Superforça, Supervelocidade, Invulnerabilidade, Voo, Telepatia, Manipulação de energia, Criação de campos de força, Viagem interdimensional. Ele também pode usar o Poder Cósmico para transmutar matéria, criar armas poderosas e manipular a realidade.

Galactus tem muitos inimigos e poucos aliados no universo Marvel. Ele já enfrentou os Vingadores, os X-Men, o Quarteto Fantástico, o Doutor Estranho, o Hulk, o Thor, o Thanos e muitos outros heróis e vilões. Ele também já teve conflitos com outras entidades cósmicas, como Ego, o Planeta Vivo, o Tribunal Vivo, o Beyonder e o Infinito. Por outro lado, ele já se aliou a alguns heróis em situações extremas, como quando ele ajudou a deter a ameaça do Nulificador Total, uma versão corrompida de sua própria arma, ou quando ele se juntou aos Celestiais para combater os Desviantes.

Galactus é um personagem fascinante e complexo, que representa um aspecto fundamental do universo Marvel: a existência de forças além da compreensão humana, que operam segundo suas próprias leis e lógicas. Ele é ao mesmo tempo uma ameaça terrível e uma fonte de admiração e respeito. Ele é o Devorador de Mundos, mas também é o Criador de Mundos. Ele é Galactus.

Espero que você tenha gostado deste post sobre o Galactus. Se você se interessou por este artigo, explore mais conteúdos exclusivos sobre cinema, quadrinhos e cultura pop no Momento Verdadeiro. Para nos ajudar a continuar produzindo materiais aprofundados e de qualidade, você pode fazer uma contribuição pelo Pix momentoverdadeiro@gmail.com. Sua doação, por menor que seja, motiva nosso trabalho. Compartilhe também nossas matérias nas redes sociais e ajude o Momento Verdadeiro a crescer! Agradecemos pelo apoio.

Comentários