Dawkins diz que 'religião é como um vírus de computador'.

— A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega. (Albert Einstein).

São Paulo - O biólogo britânico Richard Dawkins palestrou para um auditório lotado no Complexo Ohtake Cultural e abriu a temporada de 2015 do 'Fronteiras do Pensamento' na cidade na noite da última quarta-feira (27.05).
Dawkins usou vários exemplos para ilustrar um conceito que nos é familiar das aulas de história, só que, neste caso, aplicado à biologia evolutiva, como informou a Revista Galileu.

De acordo com a publicação, apesar de ter proferido uma conferência interessante, foi na hora das perguntas do público que Richard Dawkins trouxe à tona sua verve polêmica e apresentou algumas das reflexões mais instigantes da noite.

Principalmente quando o biólogo se pronunciou relação a religião. Para Richard Dawkins, “a religião é como um vírus de computador”.

O biólogo disse que a religião se aproveita de traços psicológicos criados pela evolução que favoreciam a sobrevivência dos nossos ancestrais, como a crença na sabedoria tribal e o respeito pela autoridade.

— Elas exploram os bons aspectos da maquinaria cerebral humana, que são acreditar e obedecer, disse.

Quanto ao seu “grau de descrença”, em uma escala de um a sete,  Dawkins afirmou que está em seis.

— Nenhum cientista pode afirmar com cem por cento de certeza que algo não exista, porque alguém pode achar evidências”, explicou. Mas não se engane: como acrescentou em seguida, para o biólogo, Deus está no mesmo plano que os unicórnios e as fadas.


Quando indagado sobre se o ateísmo não é, em si, uma forma de fundamentalismo, a resposta foi afiada.

— Se alguém me mostrar evidências boas sobre a existência de Deus, estou pronto para mudar de ideia - e isso não é fundamentalismo.

Richard Dawkins defende aborto de feto com síndrome de Down.

Ao comentar o dado de que 40% da população dos EUA acredita que a Terra tenha sido criada há apenas 10 mil anos, Dawkins foi categórico, no melhor estilo Dawkins: — é como se uma nação que está entre as maiores potências científicas mundiais fosse dividida em duas espécies, sendo que uma delas é de ignorantes idiotas.

Agradecemos sua visita. Clique aqui e Leia Mais Notícias. Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão. Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e siga no Twitter.

Facebook virou casa de casa de spams e malwares.

Momento Verdadeiro com informações da Revista Galileu.