Mandrake, o Mágico: conheça a história e as curiosidades do ilusionista dos quadrinhos

Mandrake, o Mágico
Olá, leitores! Hoje vamos falar sobre um dos personagens mais fascinantes e misteriosos da história dos quadrinhos: Mandrake, o Mágico. Quem é ele? De onde veio? Quais são seus poderes? Como ele combate o crime com sua hipnose e ilusionismo? Essas e outras perguntas serão respondidas neste post, que vai explorar os pontos mais relevantes sobre o Mandrake, sua origem, suas aventuras e seus aliados. Fique com a gente e descubra tudo sobre esse ícone da cultura pop!

A História de Mandrake, o Mágico

Mandrake foi criado em 1934 por Lee Falk, o mesmo autor do Fantasma, outro herói clássico dos quadrinhos. Falk se inspirou em Leon Mandrake, um mágico que fazia performances no teatro nos anos 1920, usando uma cartola, capa de seda escarlate e um fino bigode. O desenhista Phil Davis foi o responsável pelo visual do personagem, que estreou nas tiras diárias em preto e branco dos jornais americanos em 11 de junho de 1934. Em 3 de fevereiro de 1935, também começaram a ser publicadas as páginas dominicais coloridas. 

Mandrake é um ilusionista que se vale de uma técnica de hipnose instantânea, aplicada com os olhos e gestos das mãos, e de poderes telepáticos. Com essas habilidades, ele consegue fazer com que seus inimigos vejam o que ele quer que eles vejam, como por exemplo, transformar uma arma em um buquê de rosas ou uma pomba. Mandrake também tem um intelecto genial e um vasto conhecimento de ciência, arte e magia. Ele usa esses recursos para enfrentar os mais variados tipos de vilões, desde criminosos comuns até alienígenas, monstros e feiticeiros.

Mandrake mora em Xanadú, uma propriedade fantástica no alto de uma colina, cercada por uma floresta encantada e protegida por um campo de força invisível. Lá ele guarda seus tesouros, suas invenções e seus segredos. Ele também tem acesso a outras dimensões mágicas, como o Mundo dos Espelhos, onde ele pode viajar para qualquer lugar do universo.

Mandrake tem dois companheiros inseparáveis: sua noiva, a princesa Narda, da Índia, e seu amigo, Lothar, um príncipe africano que abandonou sua tribo para seguir o mágico. Narda é uma mulher inteligente, corajosa e leal, que muitas vezes ajuda Mandrake em suas missões. Ela também tem ciúmes das outras mulheres que se interessam pelo seu amado. Lothar é um gigante musculoso e valente, que usa sua força física para combater os bandidos. Ele é considerado o homem mais forte do mundo e o melhor amigo de Mandrake. Lothar foi provavelmente o primeiro personagem negro nas histórias em quadrinhos, embora de uma forma caricata no início. 

O Sucesso de Mandrake

Mandrake

Mandrake foi um sucesso absoluto nas décadas de 1930 e 1940, influenciando vários outros personagens que usavam a magia como tema, como Zatara (DC), Visão e Doutor Estranho (Marvel), entre outros. Na Itália, Mandrake chegou a ganhar uma versão local pela editora Nerbini, desenhada por Galep, o artista de Tex. Outro autor de Tex, Gianluigi Bonelli, criou Ipnos, o Rei da Magia, em 1946. 

No Brasil, Mandrake foi publicado com muito sucesso por décadas pela editora RGE (Rio Gráfica Editora), que lançou a primeira revista do personagem em 1953. A RGE também publicou as histórias do Fantasma e do Flash Gordon, formando o trio de heróis clássicos da King Features Syndicate. Nos anos 80, porém, a apatia do King Features e da já decadente RGE fez com que os leitores perdessem o interesse pelo herói, a ponto de seu gibi ser cancelado. Só o carisma do personagem e o desenho animado de 1986, Defensores da Terra (que reunia Mandrake, Fantasma e Flash Gordon), impediu que o mágico sumisse definitivamente dos palcos brasileiros. 

Mandrake também estrelou alguns filmes. Em 1939, a Columbia produziu um seriado em 12 capítulos, com Warren Hull no papel principal e Al Kikume como Lothar (Narda não aparece). A NBC-TV fez um episódio-piloto em 1954, com Coe Norton e Woody Strode (Lothar), mas foi recusado. Em 1979 veio mais um telefilme, desta vez com Anthony Herrera e Ji-Tu Cumbuka como Lothar. Houve também um filme-pirata feito em 1967 na Turquia, Mandrake Killing'e karsi (Mandrake contra Killing), onde nosso mágico favorito enfrenta o bandido com malha de esqueleto das fotonovelas italianas.

Leituras Recomendadas:

Conclusão

Mandrake é um personagem que marcou gerações de leitores com suas histórias fantásticas e envolventes. Ele é um símbolo da magia, da aventura e da elegância nos quadrinhos. Se você ainda não conhece esse herói, vale a pena conferir suas obras e se encantar com seu universo. E se você já é fã, aproveite para reler suas histórias favoritas e se divertir com as peripécias do mágico mais famoso do mundo!

Espero que você tenha gostado deste post sobre o Mandrake, o Mágico. Se você gostou, deixe seu comentário, sua curtida e compartilhe com seus amigos. E não se esqueça de acompanhar o nosso blog para mais conteúdos sobre quadrinhos, cultura pop e muito mais. Para nos ajudar a continuar produzindo materiais aprofundados e de qualidade, você pode fazer uma contribuição pelo Pix momentoverdadeiro@gmail.com. Sua doação, por menor que seja, motiva nosso trabalho. Compartilhe também nossas matérias nas redes sociais e ajude o Momento Verdadeiro a crescer! Agradecemos pelo apoio. 

Até a próxima!

Artigos Sugeridos:

Comentários