Procon alerta:Temos que ficar atentos à carne que vamos consumir.

Momento Verdadeiro - Dezembro é o um mês de comemoração, festas e mais festas, confraternizações. Nessa época há muitas reuniões com a família, amigos de trabalho... E claro não pode faltar aquele tradicional churrasquinho. Isso é bom, ao menos para quem gosta. Entretanto é preciso tomar muito cuidado para que a festa não vire um problema.

Um grande e complexo problema que ameaça a saúde pública está na origem e conservação de carnes e derivados, principalmente os bovinos, pela procedência dessas carnes aqui na região.

Só para se ter uma idéia da gravidade desse problema confira esses dados da OMS.

“A conseqüência mais grave do consumo desses produtos é a exposição da população aos riscos de doenças, muitas delas graves, como a neurocisticercose, responsável pela morte de 50.000 pessoas por ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde...Esses produtos destinados diretamente ao aproveitamento e consumo humano... deveriam ser descartados ou condenados por riscos sanitários são aproveitados.”(FURQUIM A: o mercado informal de carne bovina.)

Os órgãos que atuam nessa área estão trabalhando para coibir essa prática, mas é necessário que o consumidor esteja atento e denuncie caso perceba alguma irregularidade onde costuma comprar o produto.

De acordo com a Dra. Rosangela, secretária executiva do Procon em Campos. Recentemente um consumidor denunciou irregularidades na comercialização de carnes numa grande rede de supermercados, o fato foi apurado pelo órgão que identificou características que apresentavam alteração nesse produto, as carnes embaladas apresentavam odor e coloração alterada.

Veja a entrevista na íntegra:



Por: Washington Luiz

Comentários