Concurso da Caixa Econômica Federal deve ser anulado, sugere Anpac.


O ‘Concurso Público da Caixa Econômica Federal’ registrou 1,1 milhão de inscritos em todo o país. O certame oferecia oportunidades de nível médio para formação de cadastro de reserva no cargo de técnico bancário. De acordo com o edital de abertura, os salários oferecidos são de R$ 1,7 mil. Além dos rendimentos, o documento trazia a possibilidade de participação nos lucros e resultados da instituição, oferecia plano de saúde e de previdência complementar, auxílio-alimentação e auxílio-cesta de alimentação. A jornada de trabalho seria de 6h diárias e 30 semanais. Os candidatos convocados iriam trabalhar com atendimento aos clientes e executar tarefas bancárias e administrativas.

Entretanto suspeitas de fraudes no concurso público estão provocando cada vez mais rumores e, mesmo com a tentativa de acalmar os mais revoltosos, a Fundação Cesgranrio, organizadora do certame, não conseguiu abafar o fato de que a segurança foi falha no dia da aplicação dos exames objetivos e discursivos.

O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, a explicação da organizadora é simplista. "Concurso público é coisa séria, o processo de organização tem que ser rigoroso. Com essas denúncias de fraude, eles demonstram que não foram bem treinados, a própria banca reconhece que a provas deveriam ficar 40 dias guardadas para evitar maiores problemas. O importante é que se faça a investigação, até mesmo para provar que não houve nada tão grave que prejudique a seleção", afirma.

Pimentel diz ainda que o certame deve sim ser anulado se as suspeitas forem comprovadas. "A organizadora diz que o descarte dos cadernos de provas aconteceu no dia seguinte à realização dos exames, o que não garante muita coisa. Mas, se isso for comprovado, ainda é melhor do que a ideia do descarte ter sido feito no próprio domingo, o que seria bem mais grave e implicaria na suspensão do concurso". 

*Com informações do Correioweb.

Comentários

  1. E além dos descartes das provas no Guará-DF, houve ainda a violação de um malote no Espirito Santo, que 35 candidatos se recusaram a fazer a prova, pois no malote havia uma prova a menos.

    ResponderExcluir
  2. se essas provas foi descartada após o concurso numa rua como se explica os gabarito e a prova de redação que foi guardadas juntas alguma coisa não esta encaixando, queremos a anulação do concurso.

    ResponderExcluir
  3. DESCULPA DE QUEM NÃO ESTUDOU E SE FERROU, QUEM PAGARA PELOS DANOS E GASTOS DE CURSO PARTICULAR QUE FIZEMOS E DESPESAS DE LOCOMOÇÃO ATÉ CIDADES DAS PROVAS ? SOU DE SC E NÃO TENHO NADA COM O QUE ACONTECEU LA NA CASA DO CACETE, ESTUDEI E MUITO E PASSEI COM MEUS MERITOS, ACHO ISSO TUDO UMA PALHAÇADA !!!!!

    ResponderExcluir
  4. É muito estranho. A Cesgranrio alega que os gabaritos/redações chegaram até a instituição para serem corrigidos, mas a colega Carla tem razão: como chegaram se eles estavam no mesmo malote que as provas feitas?

    ResponderExcluir
  5. Isso como tudo que não venha trazer beneficios para elite politica brasileira não vai dar em nada, não é de interesse da caixa e muito menos da cesgrario q seja apurado a fundo e consequentemente seja anulado esse certame.
    Quem mais uma fez "se fera" somos nos que gastamos tempo,dinheiro e viajamos horas para fazer esse concurso fajuto.

    ResponderExcluir
  6. é uma vergonha isso que acontece no Brasil! Primeiro foi o ENEM, agora o concurso da Caixa Econômica Federal!! Basta!!!

    ResponderExcluir
  7. não estudei para este concurso, mas fiz 48. mesmo assim me incomodaria se cancelasse. azar de quem não estudou e fica na esperança de ser cancelado

    ResponderExcluir
  8. Também estudei quase nada mais fiz uma boa pontuação. Tem muita gente que ralou bastante e fez uma excelente pontuação. Não acho correto que o certame seja anulado por conta de meia dúzia de indivíduos que não estudam e ficam contando apenas com a sorte. Sou da Bahia e não tenho nada a ver com o que aconteceu sei lá em que cidade. Espero seriedade nessas apurações e que o concurso não seja anulado.

    ResponderExcluir
  9. Fraude tá no sangue do brasileiro! Enem, PRF 2009 e agora a CEF.
    Estão tratando o efeito e nao a causa. É no acesso ao emprego público
    que tem que impedir de entrarem aqueles que so pensam nos interesses próprios e não deixá-los simplesmente entrarem. É como sair de férias e deixar os banndidos
    tomarem conta da nossa casa.
    Fraudou concurso??? 5 anos sem poder organizar (para as organizadora) e 10 anos
    sem poder prestar (para candidatos). Isso tem que virar lei.

    "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".
    Rui Barbosa.

    ResponderExcluir
  10. acredito que se houver fraude tenha que ser cancelado sim, até mesmo para quem já estudou, pois afinal de contas se já estudou não terá medo de realizar novamente a prova, também fiz ótima pontuação, não tenho medo de fazer novamente, o que o pessoal não está se dando por conta, que apesar de term feito uma ótima pontuação, com a fraude muitos gabaritarão, aumentando o ponto de corte, além de ficarem na frente na colocação, sendo eles chamados e você, que estudou, não! É injusto para quem estudou e não teve o privilégio de saber a prova antes, achei muito estranho pessoas abrindo folhas de papel na sala de aula (Alegando que era para pegar o gabarito) achei ridículo isso. O Brasil de levar mais a sério os concursos públicos, CHEGA de roubarem, de tentar sempre passar por cima dos outros, precisamos de mais honestidade, precisamos de menos roubo. Não é só lá poder, é em tudo, somos roubados por todos os lados.

    ResponderExcluir
  11. Me desculpem caros colegas de concursos, mas eu concordo plenamente com o comentário feito pelo "ARDIGÓ", eu também estudei e muitoo! Fui bem, fiz uma boa redação, e se essas provas sumiram lá onde judas perdeus as botas, tenho nada a ver com isso, essa conversa de anulação é desculpa de quem não estudou, foi mal e agora quer se aproveitar!!! Oraaas, que qui isso! estudem mais e não fiquem se amarrando nos falhas!!!! Oportunidades iguais pra todos!!!

    ResponderExcluir
  12. Aqui em Curitiba achei uma desorganização total . Primeiro que os fiscais não sabiam dar qualquer tipo de informação .Na minha sala a prova começou com 15 minutos de atraso , porque estavam esperando alguém autorizar.Um absurdo! primeiro disseram que não podia usar qualquer tipo de relogio, depois podia usar analógico . todo mundo que tinha guardado naquele saquinho , retirou, e o saquinho ficou violado e ninguem pediu pra trocar,teve gente usando relogio em algumas salas e em outras não podia sequer saber o horario !Coisas em cima das carteiras , tambem vi gente pegando papel , dizendo que era pra anotar gabarito . na sala que minha irmã fez ,podia saber o horario , até mesmo pra quem tava sem relógio e na minha não . Porque???

    ResponderExcluir
  13. Gente e a redação, que segundo o edital de abertura do concurso, os candidatos não deveriam fazer nenhuma marca que pudesse os identificar,e a banca pediu pra que os candidatos escrevessem o texto no verso do gabarito, permitindo dessa forma, a identificação de cada um. Esse é mais um bom indicio de anulação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo com o perdão da palavra lhe digo:
      Como eles iriam dar a nota sem saber quem a fez, isso é ridículo.
      Eles especificaram para os candidatos para NÃO se identificarem no corpo do texto para sua redação ficar objetiva e não ser uma "carta", mas você tinha que ser identificado para ganhar as notas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Tem pessoas que leem as coisas de qualquer maneira e não as interpretam como deveriam, na minha opinião antes de julgar se algo esta certo ou errado, as pessoas deveriam prestar atenção, e não ir falando o que der na "telha"!!!!!

      Excluir
  14. O fato de haver uma chance de fraude prejudica tambem quem estudou, ou voces acham que se as questões vazaram, as pessoas que tiveram acesso não se sairam melhor que todos os outros candidatos? Acredito que se houve violação, deve ser anulado sim!

    ResponderExcluir
  15. Irresponsabilidades e mais irresponsabilidades, e por causa disto todos pagam o preço. E isto é uma falta de respeito com todas as pessoas que fizeram a prova, idependente se passou ou não, elas foram exposta a uma fraude que prejudica a todos. E não importa se aconteceu em outro que estado, com a internet fica fácil a divulgação das provas. E seria mais lógicos passarem de novo a prova. Se voce acertou de forma correta, estudando, não precisa ter medo de refazer a prova. E assim você que não estudou... já sabe né.

    Eu aprovo a anulação da prova. E assim na próxima todos que se esforçaram, que se esforcem mais.

    ResponderExcluir
  16. Concurseiros e concurseiros de ocasião creio que a questão não é o que é mais correto. De fato acontecerá o que é mais provável. Vejamos: qual o interesse da caixa em refazer o concurso? Nenhum, pois eles só querem os funcionários, fraudulentos ou não. Pois na execução das atividades da função, serão demitidos se ineficazes ou não-idôneos. E outro será colocado em seu lugar, dinamizando a lista dos aprovados. Qual o interesse da banca em refazer a prova? Nenhum mesmo, se os caras não investem nem em treinamento de seus fiscais de prova, vão querer gastar em refazer, reimprimir, recontratar, relocar locais pra prova. Nem refuden... Qual o interesse de quem diz ser prejudicado pelo concurso, total! Mas compare o peso do poder dele comparado com a caixa e a banca. Da pra perceber a diferença? Ah a lei, se nem há lei que trate do assunto, como acreditar que qualquer coisa baseada em lei nenhuma vai anular alguma coisa... (Brasil brasileiro pessoal!).

    ResponderExcluir
  17. É simples. Estudem muito, tirem uma boa nota, e não se preocupe com meras especulações informativas.
    Se tem fraude ou não, o meu desempenho não tera nada a ver com isso.
    To com o amigo lá de SC que estudou muito e fez uma boa pontuação.

    ResponderExcluir
  18. Justiça é justiça, se é que aqui no Brasil existe isso além de constar só no papel.. não estudei fui mal na prova, entretanto, aqueles que estudaram e tiraram uma boa pontuação um mané que participou desta suposta fraude tira vantagem disso tudo.. aah para né! concurso é coisa séria não é essas provinhas, que é só paga pra passar não..

    ResponderExcluir
  19. Volto a dizer, concordo plenamente com o rapaz de SC e com o Eduardo May e Patrícia, o negócio é estudar e fazer uma boa pontuação por seus prórpios méritos e esforços, e não ficar colocando pressão para anular o concurso, afinal todos tivemos tempo para preparação. Outro fato muito Claro, no comentário do Francis é que realmente, os interesses da Caixa vão ser postos acima de qualquer interessere de quem veio a realizar as provas, o que acho é que pode acontecer como aconteceu no enem, quando (para variar) provas foram fraudas, o que não deixa de ser uma vergonha para este país, mas as provas foram reaplicadas apenas nos locais onde houve indício de fraude, acredito eu, na minha humilde opinião, que se alguma fraude for compravada através da Polícia Civil do Distrito Federal, onde foram encontradas as caixas, estas provas podem ser apenas reaplicadas lá!

    ResponderExcluir
  20. São todos um bando de vigaristas, professores universitários de língua portuguesa foram reprovados por terem errado questões sobre lígua portuguesa, é sem lógica, sem nexo, um professor que possui mestrado em lígua portuguesa, que leciona em cursos de Pedagogia e Letras zerarem as questões de língua portugues, houve fraude, nesse concurso so passou quem pagou, Cesgranrio é muito certinha, enjuada, nhem, nhem, nheem, mais são corruptos e fraudulentos, tem que ser cancelado e passado para outras instituição mais séria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.