Papa Bento XVI fará despedida no dia 27, confirma porta-voz do Vaticano.

Após comunicar a renuncia, o papa Bento XVI apareceu em público ao participar nesta quarta-feira (13) de uma audiência no Vaticano. O papa reiterou que sua decisão é para o “bem da Igreja” e agradeceu o “amor” e apoio dos fiéis (aqui).
(AFP PHOTO/OSSERVATORE ROMANO)
Bento XVI deixará suas funções no próximo dia 28 às 20h de Roma (16h de Brasília). Antes, no dia 27, ele fará uma despedida. O porta-voz reiterou que a iniciativa de renúncia do papa é marcada pela “coragem, humildade, responsabilidade e lucidez de uma decisão histórica”.
Hoje às 13h50 (horário de Brasília) ele celebra a Santa Missa com o rito da imposição das cinzas, que abre o período da Quaresma, na Basílica Vaticana.

"Jornada Mundial da Juventude" - O papa enviou uma mensagem, em português, ao Brasil, onde será lançada hoje a Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e Juventude e o lema “Eis-me Aqui, Envia-me!” - expressão retirada do livro de Isaías, da Bíblia. Na mensagem, ele incentiva os jovens a terem uma participação ativa na comunidade e na Igreja. O apelo ocorre a cinco meses da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho.

“De bom grado associo-me a essa iniciativa quaresmal da Igreja no Brasil, enviando a todos e cada um a minha cordial saudação no Senhor, a quem confio os esforços de quantos se empenham por ajudar os jovens para que se tornem, como lhes pedi em São Paulo, 'protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna inspirada no Evangelho'”, disse o papa.

O papa lembra que o exemplo de Cristo deve ser tomado nas atitudes práticas do dia a dia. “Convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais no Evangelho de Jesus o sentido da vida, a certeza de que é por meio da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime”, ressaltou.

Vaticano revela que papa vive há anos com marca-passo

Um dia após o anúncio da renúncia do papa Bento XVI, o Vaticano informou que o pontífice, de 85 anos, vive com um marca-passo há anos. A declaração foi feita pelo porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, que reiterou, entretanto, que o líder máximo da Igreja Católica não está com nenhuma doença grave.

Em sua coletiva no Vaticano, Lombardi confirmou que as baterias do aparelho foram trocadas na operação de rotina. "Isso não influenciou de qualquer maneira a decisão (sobre a renúncia). Simplesmente, ele constatou que sua vitalidade estava diminuindo com o avanço da idade", explicou Lombardi.

O irmão do pontífice, Georg Ratzinger, disse que o papa havia sido aconselhado por seu médico a não mais fazer viagens transatlânticas. Ele acrescentou que Bento XVI estava pensando em renunciar há meses.

Momento Verdadeiro | Com informações da Agência Brasil.

Comentários