Evento Google I/O e as melhorias na plataforma de buscas, entenda como funcionarão.


No dia 15 de maio, em São Francisco, o Google aproveitou seu evento Google I/O para desenvolvedores e anunciou as novidades da plataforma Android. Dentre as novidades estão: suporte de novos idiomas para o Knowledge Graph da empresa e a realização de buscas por voz no próprio desktop. Com isso, a empresa diz que está construindo três experiências, baseadas nas idéias de "resposta, conversa e antecipação". As informações são da coluna Techtudo, do G1.
(Reprodução internet)
Ainda de acordo com a publicação, a busca utilizando o Knowledge Graph agora conta com suporte para polonês, turco, chinês simplificado e chinês tradicional, além das diversas línguas já disponíveis. Além disso, a atualização inclui uma capacidade de pesquisa consultando gráficos. Sendo assim, ao perguntar a população de algum país, um gráfico é exibido para uma consulta mais detalhada incluindo informações sobre outros países para comparação. Uma função impressionante apresentada para o buscador do desktop é a pesquisa por voz sem necessidade de tocar em qualquer botão. Em breve, o usuário só precisará entrar na página da busca, dizer no microfone “Ok, Google” e prosseguir com a pergunta desejada para que o serviço traga a resposta imediatamente.


Provavelmente, a ferramenta mais útil lançada na nova versão é a de lembretes de voz. Muito similar ao processo utilizado pela Apple com o Siri, o novo recurso permite que o usuário diga ao Android, oralmente, para lembrá-lo de fazer alguma em um momento específico. O app também ganhou cards que incluem lista de novos livros, músicas ou filmes que podem ser do interesse do usuário. As recomendações devem ter como base o histórico da loja de apps do Google, a Google Play. Há também algumas novas funcionalidades de pesquisa. Agora é possível solicitar ao Google Now uma busca por e-mails ou fotos específicas que foram salvas no Google+.


O Google ainda apresentou atualizações com informações sobre transporte público. Embora seja limitado a algumas cidades (que ainda não foram divulgadas), o recurso fornece dados, em tempo real, sobre trânsito e meios de transporte diretamente no app.


(*) Com informações Techtudo.