Oscar Schmidt: tumor pode evoluir para um grau 4, diz neurocirurgião.


neurocirurgião Marcos de Queiroz Teles Gomes responsável pelos dois procedimentos cirúrgicos para a retirada dos tumores do cérbero de Oscar Schmidt, o afirmou ao LANCE!Net que o Mão Santa está reagindo bem ao tratamento de radioterapia ao qual está sendo submetido e poderá levar uma vida normal por "alguns anos"."O tumor dele é de grau 3 numa escala que vai até quatro, o que permite ao paciente ter uma sobrevida normal e realizar todas as suas atividades, sem nenhum problema. É uma situação que conseguimos controlar por alguns anos" - afirmou o médico.
(Divulgação)

Queiroz contou ainda que existe o risco deste tumor evoluir para um grau 4. Apesar de ele ter sido retirado do cérebro, algumas raízes microscópicas permanecem no local e podem formar um tumor ainda mais agressivo. "Não retiramos a parte microscópica para não prejudicar o cérebro. Assim, existe a possibilidade de virar um grau 4, que é o mais agressivo. Quando chega a este estágio, o paciente consegue ter no máximo mais dois anos de vida" - explicou o neurocirurgião.

Apesar de toda a preocupação existente, Queiroz afirmou que o fato de Oscar ter sido um atleta de alto rendimento o ajudará bastante durante o tratamento. Por mais cinco semanas, continuará com sessões diárias de radioterapia. Quando passar por este estágio, iniciará a quimioterapia, com a ingestão de comprimidos. "Será uma quimioterapia via oral, sem a injeção de medicamentos na veia" - completou.

Leia também:

Queiroz contou ainda que o tumor no cérebro de Oscar estava localizado em uma parte que altera o comportamento. "Dependendo de onde o tumor está, ele faz a pessoa perder visão, movimentação. No caso do Oscar, alterou a parte comportamental. Fez ele perder um pouco da inibição, ficar mais expansivo. Ele sempre foi assim, mas isso piorou de uns tempos para cá. Mas não houve danos na parte neurológica".

O neurocirurgião disse ainda que em nenhum momento a família de Oscar ou o próprio Mão Santa pediram para ele esconder a informação da cirurgia. "Oscar me permitiu falar sobre o caso e foi efusivo. Ele nunca quis esconder nada". (*) Com informações do site Lance!Net.