Enfermeiros cobram posicionamento do Coren sobre novela "Amor à Vida".

- Publicidade -
Diante das reclamações de enfermeiros que não se sentem representados por personagens de "Amor à Vida, novela da TV Globo,Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro resolveu agir em defesa dos profissionais. Segundo a assessoria de imprensa do Coren-RJ,  os enfermeiros têm cobrado diariamente do órgão uma posição contra os erros de procedimento exibidos na novela e a postura – que consideram caricata – de Ordália, personagem interpretada por Eliane Giardini. As queixas são feitas por e-mail, telefone e, principalmente, pelas redes sociais.

O presidente do Coren, Pedro de Jesus, quer se encontrar com Walcyr Carrasco, autor da trama, para sugerir mudanças. Para Pedro, "o diálogo é salutar para estreitar os laços entre ficção e realidade". Ele defende que, por ser exercida em situações-limite de vida e morte, a enfermagem propicia a criação de dramas e dilemas humanos "que merecem ser retratados de forma correta".
-Reprodução -
O portal UOL informa que Walcyr Carrasco argumentou que o autor tem que ter liberdade para criar. "Dizer que um enfermeiro errou (aliás, a novela nem falou isso) não quer dizer que todos erram, mas que os enfermeiros são humanos. Da mesma forma corretores (aliás nem sei por que estão reclamando)", disse.

Saiba mais:

Walcyr também afirmou que os personagens têm que ter profissão e o papel do folhetim não é exaltar categorias profissionais, mas contar uma história. "Se eu fosse buscar história reais, poderia ter retratado a dos enfermeiros que matavam propositalmente pacientes no Uruguai. Basta procurar no Google", opinou.

Comentários