NASA mostra vídeo onde jato de gás é ejetado por um buraco negro.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro - O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, fotografou um jato de gás superaquecido sendo ejetado por um buraco negro no centro da galáxia vizinha M87. Os cientistas da agência espacial criaram um vídeo com as imagens obtidas, de modo que o movimento em espiral do material ejetado pode ser visto, mostrando que o  grupo composto por gás se iluminam e desaparecem ao longo do tempo.

A existência desse fenômeno ocorre quando o buraco negro supermaciço (classe de buracos negros encontrados principalmente no centro das galáxias) está se alimentando ativamente, podendo assim disparar jatos de plasma para o espaço em alta velocidade. De acordo com informações do site ABC.es, a galáxia denominada M87 fica no centro do aglomerado de Virgem, localizado a 50 milhões de anos luz de distância. O gigantesco buraco negro na galáxia tem vários bilhões de vezes mais massa que nosso Sol. Durante oito meses, a equipe de pesquisa analisou 400 observações de câmeras do Hubble feitas entre os anos de 1995 a 2008. "Analisamos o valor dos dados do Hubble de um jato de plasma relativamente perto espiral emitida pelo buraco negro, o que nos permitiu ver muitos detalhes por vários anos", diz Eileen Meyer, do Instituto de Ciência Telescópio Espacial, em Baltimore, Maryland . "A única razão pela qual você vê o jato em movimento distante é que está viajando muito rápido."

Meyer descobriu uma evidência para sugerir que o movimento do jato de espiral é criada por um campo magnético de uma hélice em torno do buraco negro. Os pesquisadores acreditam que seu estudo, publicado no The Astrophysical Journal Letters, pode ajudar a entender como as galáxias evoluem, pois estima-se que os jatos de alta velocidade produzidos durante a fase ativa de um buraco negro desempenha um papel importante. "Ao estudar os detalhes deste processo, aprendemos mais sobre a formação das galáxias e física de buracos negros em geral", diz Meyer.

O próximo passo da equipe será estudar outros três buracos negros por meio de observações do Hubble para ver se eles se comportam da mesma forma.

Leia também:
Cientistas descobrem sinais de água nativa na Lua.
Veja o vídeo: