"RJTV": criminosos se exibem com armas no Facebook.

Uma reportagem de Diego Dias e Mônica Teixeira, que foi ao ar no telejornal 'RJTV', da TV Globo,  mostrou que criminosos de comunidades do Rio de Janeiro não se escondem nas redes sociais. Muitos fazem questão de mostrar o rosto, enaltecer facções criminosas e ainda posam com diversos tipos de armas, como granada e armamentos de grosso calibre, que eles chamam de brinquedinhos. O crime organizado chega a desafiar a polícia e a planejar ações contra grupos rivais na internet.

No Facebook, alguns criminosos até se apresentam como traficante de drogas, gerente na empresa boca de fumo e armeiro do tráfico. Garotas e crianças também pousam para fotos. Numa delas um menino de cerca de 11 anos recebe elogios: “é isso aí meu menino, bala neles”.

Até policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) já foram ameaçados pela rede. Para o professor do Departamento de Segurança Pública da UFF, Roberto Kant, a exposição na rede é uma forma de transgressão.“Vontade de expor sua atividade que implica em risco e pode fornecer pistas para a polícia ou pode ser uma forma de comunicação que se acha privada e na verdade não é”, disse o professor.

Segundo a reportagem, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática monitora constantemente as redes sociais. Os investigadores conseguem, em muitos casos, chegar ao criminoso. “A maioria desses perfis já são analisados por nossas bases.  Mas por se tratar muitas vezes de perfil falso, isso dificulta a filtragem das informações. Muitas das vezes são pessoas que não têm nenhum envolvimento com o tráfico. Apenas querem enaltecer aquela conduta, acham interessante, acha que aquilo vai trazer uma certa popularidade na rede social, vai trazer mais amigos”, disse Rodrigo Valle, chefe do Grupo de Operações dos Portais. 

A polícia já determinou que esses dados sejam armazenados e os perfis excluídos da rede. Os responsáveis pelos perfis podem responder por apologia ao crime, associação ao tráfico ou porte de arma. (*) Fonte: RJTV (TV Globo).

As últimas que você não leu: