Robô Curiosity completa 1 ano em Marte.

Curiosity completa 1 ano em Marte. O robô da agência espacial americana (NASA) já fez uma travessia que custou US$ 567 milhões (R$ 1,3 bilhão). Ele pousou na Cratera Gale para uma missão de dois anos em busca de evidências favoráveis à vida no passado do planeta vermelho. De acordo com informações da coluna "Ciência e Saúde", do portal de notícias "G1", nesse período, o veículo já descobriu um antigo leito de curso de água – onde o líquido pode ter fluído com 90 cm de profundidade – e recolheu amostras de solo e atmosfera suficientes para que os cientistas concluam que possa ter havido vida no planeta há bilhões de anos.

Segundo a publicação, o Curiosity agora se dirige à meta de sua missão: as encostas de uma enorme e misteriosa montanha, o Monte Sharp, que tem 5.500 metros de altura e fica no centro da Cratera Gale. O local preserva, em seus muitos níveis de sedimentos, uma história da transformação das condições ambientais de Marte. Isso porque a montanha mostra sinais de exposição, há muito tempo, à água em estado líquido.
Em fevereiro, o veículo ainda perfurou uma rocha com sua broca e recolheu amostras do solo, na primeira vez que um robô executou essa operação complicada em outro planeta. Já em julho, o Curiosity começou a andar em direção ao Monte Sharp. Ele tentará subir a encosta até atravessar 800 metros de altura, nível que parece separar as áreas que, no passado, podem ter sido úmidas. Quando chegar à base da montanha, o robô terá então percorrido aproximadamente 8 quilômetros.Com informações do G1.

Google cria aplicativo que vai ajudar a recuperar celular perdido ou roubado.