"PMERJ": conteúdo programático do concurso público que visa admissão de 6 mil soldados.

Já foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o edital preliminar do Concurso Público da Polícia Militar do Estado, que visa a admissão de 6.000 Soldados, sendo 5.400 homens e 600 mulheres.

Para se inscrever os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato; estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos masculinos; Ter idade compreendida de 18 anos na data de matrícula e 30 anos até a data limite do período de inscrição; Ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais; Ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo, de forma que esteja concluso até a data prevista em edital para a fase de Pesquisa Social; Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente Categoria "A"; Ser aprovado em todas as etapas do Concurso; Para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m e para candidatos do sexo feminino de 1,60m.


O concurso pode ser realizado ainda este ano. Segundo o edital, na primeira etapa do certame será realizada uma Prova Objetiva de Múltipla Escolha composta de 50 (quarenta) questões de múltipla escolha. As disciplinas são: Língua Portuguesa - Sociologia - Geografia - História - Legislação de Trânsito - Informática - Direitos Humanos e Redação. Para ser aprovado o candidato tem que acertar o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos atribuídos nas disciplinas de: Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos e o mínimo de 50% (cinquenta por cento) das disciplinas de Língua Portuguesa, bem como obtiver nota ZERO em qualquer disciplina.


A segunda etapa do concurso para soldado da PMERJ constará de Exame Psicológico, de caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto.

Conteúdo Programático do concurso da PMERJ

LÍNGUA PORTUGUESA - A prova de Língua Portuguesa tem por objetivo avaliar a capacidade que o candidato demonstra em ler, compreender e interpretar textos literários e não literários, como também em empregar as normas gramaticais da língua portuguesa nos diferentes contextos significativos. Com essa finalidade, as questões percorrerão os campos programáticos e discursivos da linguagem observados no Ensino Médio. Dessa forma, sem inquiri-lo diretamente sobre problemas teóricos da língua portuguesa, será verificado se o candidato incorporou à sua prática linguística as normas apreendidas no trato com os diferentes tipos de texto. As questões poderão ser teoricamente baseadas nos seguintes pontos: interpretação e compreensão de textos; construção de sentido e efeitos de sentido (semântica); denotação (sentido literal) e conotação (sentido figurado); relações lexicais; intertextualidade; gêneros textuais; tipologia textual; linguagem verbal e não verbal; funções da linguagem; variedades lingüísticas; tipos de discurso; acentuação gráfica; ortografia; classe de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição); estrutura e formação de palavras; sintaxe (frase, oração, período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal (crase); colocação pronominal; coesão; coerência; pontuação.

Bibliografia: CEREJA, W.R. e MAGALHÃES, T.C. (1999). Gramática Reflexiva -texto, semântica e interação. São Paulo, Atual. _________ . (2003). Português: Linguagens. Vol. Único. São Paulo: Atual. CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley (1985). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. FIORIN, J. L. e SAVIOLI, F. P. (2000). Para Entender o Texto: Leitura e Redação. São Paulo: Ática. FIORIN, J. L. e SAVIOLI, E P. (2006). Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2000. SACCONI, Luís Antônio (2005). Nossa Gramática Contemporânea: teoria e prática. São Paulo: Atual. FIORIN, J. L. e SAVIOLI, E P. (2002). Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática. SUARES, Abreu Antônio (2004). Curso de redação. São Paulo: Ática.

GEOGRAFIA - Tema principal: Características Gerais do Estado do Rio de Janeiro -reconhecer as relações entre sociedade e o ambiente natural no Estado do Rio de Janeiro, destacando os impactos ambientais produzidos e as influências dos elementos naturais na sociedade fluminense. - identificar as principais regiões do Estado e suas características gerais. - apresentar noções básicas sobre a geografia do Município do Rio de Janeiro. - reconhecer aspectos gerais do processo de favelização e suas características atuais. - identificar em textos e gráficos situações problema típicas da sociedade fluminense e reconhecer formas de reduzir os problemas gerados em tais situações. - apresentar noções de localização espacial dentro do Estado do Rio de Janeiro a partir da utilização de mapas.

Bibliografia: Abreu, Maurício de Almeida. Evolução Urbana do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro: IPLANRIO 1997. Spinola, Siomara Sodré. Geografia - Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Ática, 2006. Siebert, Célia Aparecida. História do Estado do Rio de Janeiro. São Paulo: FTD,2005.
Siebert, Célia Aparecida. Geografia do Estado do Rio de Janeiro. São Paulo: FTD, 2006. Ministério das relações Exteriores. O Estado do Rio de Janeiro. Site: www.dominlopublico.gov.br/download/texto/mre000009.pdf.

HISTÓRIA : 1. A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI. 2. O sistema colonial português na América - Estrutura político-administrativa, estrutura sócio-econômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas. 3. O período joanino e o processo de independência - A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil. 4. Brasil Imperial - O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolidonista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.

Bibliografia: COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral - Volume Único. 8" edição. São Paulo: Saraiva, 2005. KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil: no contexto da história ocidental. Ensino Médio. 8" edição, revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Atual, 2003. ALENCAR, Chico, CARPI, Lucia, RIBEIRO, Marcos V. História da Sociedade Brasileira. Volume Único. 13" Edição, atualizada. Ao Livro Técnico.

SOCIOLOGIA: Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade. Bibliografia/Sociologia: Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. Ed. Ática: Capítulos 3, 4, 5, 6, 9 e 10.

NOÇÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS: Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos. Bibliografia/ Noções sobre Direitos Humanos: Balestreri, Ricardo. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Revista Dhnet, 2004. "Treze reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos". Disponível no endereço eletrônico http://www.dhnet.org.br/educar/balestreri/php/dh4.html - Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Título II, capítulo I - dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, artigo 5º. Disponível no endereço eletrônico (aqui).

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO: Penalidades aplicadas às infrações de trânsito. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes. Bibliografia/Legislação Brasileira de Trânsito: Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Institui o Código de Trânsito Brasileiro), Capítulo XVI - Das penalidades e Capítulo XVII - Das medidas administrativas.Disponível no endereço eletrônico http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9503.htm

INFORMÁTICA: Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet.

Bibliografia: MANZANO, J. A. Nº G. OpenOffice.org. São Paulo: Érica, 2003. PREPPERNAU, J.; LAMBERT, S.; COX, J.; FRYE, C.; LAMBERT, M. J. III Microsoft Office System 2007 Passo a Passo. Porto Alegre: Artmed, 2008. RAMALHO, J. A. A. Introdução à Informática - Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Berkeley, 2001. VELLOSO, E C. Informática: Conceitos Básicos. São Paulo: Campus, 2004.

Obs.: As sugestões bibliográficas são apresentadas a título de subsídio, servindo apenas como orientação ao candidato, não obrigando que as questões sejam elaboradas diretamente do texto da bibliografia sugerida.