Elefantes compreendem gestos humanos, mostra estudo.

Ciência - Elefantes compreendem os gestos humanos de forma instintiva, sem qualquer treino prévio. É o que diz Ann Smet e Richard Byrne, pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia. Eles descobriram que os elefantes africanos são a única espécie não-humana a mostrar esta capacidade inata.
Os pesquisadores estudaram o comportamento de 11 elefantes em cativeiro num abrigo no Zimbabwe. No artigo publicado na revista Current Biology, os autores explicaram que os animais tinham sido resgatados de operações de abate e treinados para serem montados. Ann Smet fez várias experiências para testar a resposta dos elefantes, fazendo-os escolher entre dois baldes idênticos, enquanto apontava para um dos baldes, que continha uma guloseima. Em todos os testes, os elefantes escolheram este balde, tal como se pretendia. “Os elefantes tinham sido treinados especificamente para responder a instruções vocais e não a gestos”, explicou Byrne à BBC, sublinhando que normalmente os tratadores andam atrás dos animais e estes respondem ao som. No entanto, nos testes os elefantes pareciam entender o significado do gesto de apontar, o que faz deles os únicos animais a perceber os gestos humanos sem serem treinados para isso.

“Claro que esperávamos que os elefantes fossem capazes de aprender o significado do gesto de apontar, ou nem sequer teríamos feito a experiência à partida”, afirmou o investigador. “Mas foi realmente surpreendente ver que parecia que eles não precisavam de aprender nada. Parece que a compreensão do gesto de apontar é uma capacidade que os elefantes possuem naturalmente e que eles são cognitivamente muito mais parecidos conosco do que pensávamos”, frisou.

Para os investigadores, esta descoberta pode ajudar a explicar por que é que os elefantes foram domados com sucesso e “historicamente têm uma ligação forte com os humanos, apesar de serem potencialmente perigosos e difíceis de controlar por causa do seu tamanho”, explicou Byrne.

Outro aspecto importante é que os resultados podem significar que os próprios animais gesticulam uns com os outros com as suas trombas. “O próximo passo na pesquisa é testar se quando um elefante estende a sua tromba para cima e para a frente, como fazem regularmente quando detectam um predador, estão como que a apontar”, rematou. Com informações do site "Publico.pt".