Polícia faz operação para desarticular grupo Black Blocs.

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realiza uma operação para tentar desarticular o grupo Black Blocs, que protagoniza atos de vandalismo e violência durante protestos na cidade. A ação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) começou na manhã desta sexta-feira (11) e, até as 10h, pelo menos seis pessoas tinham sido levadas para prestar esclarecimentos. A informação foi divulgada no portal de notícias da Globo, o G1.

Segundo o delegado titular do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), Fernando Reis, os agentes visam cumprir 17 mandados de busca e apreensão em vários locais da capital fluminense. Eles apreenderam computadores, equipamentos eletrônicos e máscaras durante vasculhamentos em residências.

Ainda de acordo com o delegado, a Polícia Civil pediu quebra de sigilo de dados de pessoas investigadas para saber que nível de envolvimento elas têm com os Black Blocs. "A Polícia Civil, em momento algum, questiona o direito de manifestação, mas o caso é que eles praticam crimes", ressaltou.


Segundo o advogado do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH) Felipe Coelho, duas pessoas tinham sido liberadas após os depoimentos até o mesmo horário. Equipes do instituto acompanham os depoimentos. (*) Com informações do portal G1.