Balanço da PF aponta 25 prisões em operação contra pedofilia.

Notícias do Brasil - Em balanço divulgado pela Polícia Federal, no fim da tarde desta terça-feira (19), aponta que 25 pessoas foram presas na Operação Glasnost, iniciada em 11 estados brasileiros, para combater a pedofilia.  A operação Glasnost mobilizou cerca de 400 agentes e ocorreu em 11 Estados — Goiás, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão e Minas Gerais.

Ao todo, foram expedidos 86 mandados de busca e apreensão, 30 de condução coercitiva, quando são levados para a delegacia para prestar depoimento, e 1 de prisão preventiva. O delegado disse ainda que o mandado de prisão preventiva foi cumprido em São Paulo. O suspeito será encaminhado para a delegacia da PF em Curitiba. Ainda de acordo com o delegado da PF Flavio Setti, responsável pelo caso, o bando compartilhava o conteúdo na internet e o distribuía a outros países. Ao todo, há cerca de cem brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

A PF informou ainda que a rede utilizava um site hospedado na Rússia para compartilhar e divulgar os vídeos e as fotos. A rede era integrada por pessoas de diversas idades e profissões, como um policial militar, um oficial da FAB (Força Aérea Brasileira), professores e o chefe de um grupo de escoteiros.
A investigação foi iniciada há dois anos. Começou com a prisão de outros pedófilos e com a menção a um site russo que seria utilizado para troca e divulgação de pornografia infantil para várias partes do mundo.

(*) Com Agências