Pesquisadores anunciam revolução nas pesquisas com células-tronco.

Uma pesquisa divulgada na revista científica Nature, nesta quarta-feira, 29, promete revolucionar os tratamentos que envolvem células-tronco. Eles batizaram essas células de STAP- Stimulus-Triggered Acquisition of Pluripotency, ou aquisição de pluripotência acionada por estímulo.

Os cientistas fizeram com que células adultas de camundongos regredissem até se tornarem semelhantes às embrionárias, capazes de se transformarem em qualquer célula do corpo. Bastou pôr as células maduras numa solução um pouco ácida por meia hora para que elas regredissem ao estágio de célula-tronco.

Liderados por Haruko Obokata, uma cientista japonesa, com a colaboração da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os pesquisadores inseriram essas células-tronco no embrião de um camundongo. As novas células passaram a integrar vários órgãos do embrião, inclusive o coração.
Segundo pesquisadores que revisaram mas não participaram do estudo, se essa técnica funcionar em humanos, ela poderá revolucionar o tratamento de doenças como o câncer, por exemplo. As células-tronco podem evitar o risco de rejeição à transplantes de órgãos já que o paciente receberia tecido feito à partir do próprio corpo. Segundo os cientistas, a pesquisa divulgada nesta quarta marcaria a chegada da era da medicina personalizada.

Até o momento, os experimentos envolveram apenas células de camundongos, mas os pesquisadores afirmam que estudos com células humanas já estão em andamento.

(*) Com Agências

Comentários

  1. Que bom, acabou o dilema do uso de celulas embrionarias (algo semelhante a aborto), agora religiosos ou nao, todos se beneficiarao do tratamento.

    ResponderExcluir
  2. otima notícia, já que sou cadeirante a 11 anos. E que um futuro próximo cheguem a descoberta da cura pra lesão medular e não só uma mais varias outras doenças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.