García Márquez é expoente do "Realismo Mágico".

O escritor Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, faleceu nesta quinta-feira, dia 17 de abril. Ele lutava contra a reincidência de um câncer. O escritor ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril. Ele estava em casa e lutava contra um câncer linfático desde 1999.  


Gabriel García Márquez era apontado como um dos expoentes da denominada corrente literária "Realismo Mágico", de que o seu livro "Cem anos de Solidão" é paradigma. 

Escritores lamentam a morte de Gabriel Garcia Márquez - Para o poeta Ferreira Gullar a literatura inventa a realidade e o Gabriel Garcia Márquez é um exemplo disso. "O Garcia Márquez é um escritor excepcional. Ao contrário do que se fala de que a literatura revela a realidade, eu costumo dizer que a literatura inventa a realidade. Ele criou um mundo novo," ressaltou o poeta, em entrevista à Globo News.

“Foi meu grande escritor universal, apesar de muito identificado com a América Latina. Era lido e entendido em qualquer lugar”, comentou o escritor Luis Fernando Verissimo, em entrevista à GloboNews. Ainda segundo o escritor brasileiro, “ele era muito criativo. Essa criatividade é que encantava seus leitores”. Veríssimo lembrou que García Márquez disse que seu pai, Érico Verissimo, era uma de suas principais influências.


A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, disse que recebeu com tristeza a notícia da morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez, “dono de um texto encantador”, segundo ela.  “Dono de um texto encantador, Gabo [como o escritor era conhecido] conduzia o leitor pelas suas Macondos imaginárias como quem apresenta um mundo novo a uma criança”, disse a presidenta, em referência ao vilarejo onde se passa uma de suas principais obras, Cem Anos de Solidão. 

“Seus personagens singulares e sua América Latina exuberante permanecerão marcados no coração e na memória de seus milhões de leitores”, afirmou Dilma em nota de pesar e na sua conta pessoal no Twitter.

Certa vez, Gabriel García Márquez disse que, na realidade, os escritores só escrevem um livro. E o seu era um livro da solidão. Mas também poderia ter sido um livro sobre o poder.

Momento Verdadeiro | Com Agências - Foto: Reuters.

Comentários