A educação sozinha não pode transformar a sociedade.

Washington Luiz, jornalista e teólogo.
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre," já dizia o "Patrono da Educação Brasileira", Paulo Freire, um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial. Com certeza ele tem razão, embora em sua época, talvez, o trabalho de um educador não fosse tão cercado pelo temor. Estamos falando do medo que tem invadido as salas de aulas. 

Na última sexta, dia 09 de maio, professores e alunos da escola municipal República do Líbano, em Vigário Geral, no Rio de Janeiro, viveram momentos de terror que poderia ter terminado em mais uma tragédia dessas que estamos acostumados a ver nos telejornais.

Um aluno de 15 anos, que fazia parte de um grupo de seis estudantes, sacou um revólver e apontou a arma para o rosto de um professor de História. De acordo com o delegado Paulo Henrique da Silva Pinto, da 38ª (Irajá), que investiga o caso, o jovem apertou o gatilho quatro vezes, mas a arma não disparou. Ainda não se sabe a arma estava sem munição ou se teria apresentado defeito. O educador tentou retirar o revólver das mãos do adolescente. Neste instante, um dos jovens que acompanhava o aluno, entrou na briga para tentar ajudar o menor. Outros três professores partiram em socorro do colega agredido e conseguiram impedir a continuação das agressões. Em seguida, todos os jovens fugiram levando a arma. O episódio ocorreu no pátio da escola, por volta das 13h, após a entrada do turno da tarde,  conforme noticiou o jornal Extra.

Siga o Momento Verdadeiro no Facebook Twitter

Sabemos que a educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Mas "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda," disse Paulo Freire. Isso mostra que os investimentos públicos, a qualidade e a inovação do ensino brasileiro continuam sendo os principais desafios a serem enfrentados pelas autoridades constituídas para a formulação de políticas públicas voltadas para a educação.

Comentários