Com Doodle, Google homenageia as mães em seu dia.

Neste sábado, 10, o Google já celebrava com doodle o "Dia das Mães". A página do gigante de buscas vem trazendo a imagem de uma mãe passeando de bicicleta com seu casal de filhos e todos estão usando capas coloridas. E ao passar o mouse pela imagem, aparece a mensagem "Feliz Dia das Mães" e, como em todos os doodles, o internauta ao clicar na imagem vai direto para os resultados de busca sobre o assunto.


O Dia das Mães em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil). Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de maio. Mas foi nos Estados Unidos, que surgiu as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães, e foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis que organizou em 1865 os Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período.


Siga o Momento Verdadeiro no Facebook Twitter

Mas quem ficou conhecida como a idealizadora do Dia das Mães, na sua forma atual, foi a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day (Resolução Conjunta Designando o segundo domingo de maio como o Dia das Mães) foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos, Thomas Woodrow Wilson, proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Mas com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.

Com informações do Wikipédia

Comentários