Ofensiva militar da Ucrânia acaba com esperança de paz, diz Putin.

Ucrânia lança ofensiva contra cidade tomada por separatistas pró-Rússia.  Um clima de tensão e medo invadiu Slaviansk nesta sexta-feira, 02 de maio. Explosões, sirenes tocando, fumaça, tiros, segundo relatos das agências de notícias.  

Devido sua influência, Slaviansk é uma cidade chave para o controle daquela região. Há duas semanas o governo interino da Ucrânia tenta recuperar o controle, só que desta vez eles iniciaram uma operação militar envolvendo vários blindados e helicópteros. O problema, segundo informações do correspondente da Globo News, Pedro Vedova, que está em Londres, é que em termos militares o "cobertor é um pouco curto". Isso quer dizer que a tentativa da Ucrânia de retomar o controle de algumas cidades, deixam outras sem cobertura militar, então essas cidades desprotegidas acabam sendo controladas por rebelados pró-russos. 

Aleksandr Turchinov,  presidente interino da Ucrânia, decretou nesta quinta, 02,  a  reintrodução do serviço militar obrigatório no país. A medida, que tem efeitos imediatos, foi tomada “devido à deterioração da situação no Leste e no Sul, à força crescente de unidades armadas pró-Rússia e à tomada de edifícios da administração pública, que ameaçam a integridade territorial”, segundo um comunicado da Presidência.

O governo interino da Ucrânia fala que a Rússia está ajudando. Na manhã desta sexta, os milicianos pró-russos abateram dois helicópteros, em que um dos pilotos morreu e o outro foi capturado, de acordo com o presidente da Câmara da cidade, Viacheslay Ponomariov.

Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook  e  Twitter

No campo diplomático a União Européia e os Estados Unidos continuam tentando acordos, mas essa batalha diplomática não tem tido tanto efeito. Por outro lado, Vladimir Vladimirovitch Putin, presidente da Rússia, disse nesta sexta que está escalada militar do governo interino da Ucrânia acaba com a esperança de paz.

Comentários