Presos da Lava Jato seguem na cadeia.

O doleiro Alberto Youssef, suspeito de comandar o esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas investigado na Operação Lava Jato pela Polícia Federal, deve continuar preso. O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a manutenção das prisões da Lava Jato após o juiz federal do Paraná Sérgio Moro argumentar que havia risco de fuga para o exterior. "Em face das razões e fatos destacados nas informações complementares, autorizo, cautelarmente, que se mantenham os atos decisórios, inclusive no que se refere aos decretos de prisão", disse Teori.


O ministro do STF havia determinado a suspensão de todas as ações penais e inquéritos relacionados ao caso, além de ordenar a remessa dos processos para o Supremo. O juiz federal do Paraná perguntou ao ministro sobre o alcance da decisão, uma vez que a libertação de presos acusados de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas poderia causar prejuízo à sociedade. Então diante da argumentação do magistrado Sérgio Moro, Teori autorizou que sejam mantidos os mandados de prisão da Lava Jato. Com isso, somente ficará livre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que foi libertado na segunda.

De acordo com Teori Zavascki, o Supremo decidirá se o processo contra quem não tem foro privilegiado deve ser enviado para a primeira instância e sobre a legalidade dos atos praticados até o momento. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Com informações do G1.

Comentários