Aécio Neves: "fanático da corrupção", diz Luciana Genro em debate.


Eleições 2014 - Durante debate organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Aécio Neves, candidato à Presidência da República pelo PSDB, tentou questionar a candidata Luciana Genro, do PSOL, sobre propostas para a educação, mas ele acabou sendo bombardeado com outros argumentos e afirmações da candidata.

Aécio Neves perguntou: "Todos nós sabemos que na base de transformação de qualquer sociedade está a educação e sei que é um tema que tem sido objeto do seu mandato na Câmara Federal e sabemos que qualquer ranking, minimamente qualificado, em que o Brasil é comparado com outros países nós estamos sempre na lanterna com educação de péssima qualidade. Quais as propostas da candidata para melhorar o nível de educação no Brasil?"

Resposta de Luciana Genro: "Não posso deixar de comentar o seu debate agora com Everaldo. Porque o senhor fala como se no governo do PSDB nunca tivesse havido corrupção, quando na realidade nós sabemos que o PSDB foi o precursor do mensalão, com seu correlegionário e conterrâneo Eduardo Azeredo e o PT deu continuidade a essa prática de aparelhamento do estado que o PSDB já havia implementado durante o governo Fernando Henrique. Também foi pública e notória a corrupção que ocorreu durante o processo de compra da reeleição, do mandato, da possibilidade de reeleição do então presidente Fernando Henrique Cardoso amplamente divulgado pela mídia. Também foi publico e notório o processo de corrupção nas empresas publicas que foram privatizadas num processo que ficou conhecido como "Privataria Tucana". Então o senhor candidato Aécio, falando do PT é como o sujo falando do mal lavado. Porque o senhor é de um partido que tem promovido a corrupção, que tem inclusive se beneficiado dos financiamentos de campanha da mesma forma como o PT, da candidata Dilma, e o PSB, da candidata Marina. As empreiteiras que fizeram o escândalo de corrupção da Petrobras são as mesmas empreiteiras que financiam sua campanha, financiam a campanha da Dilma, financiam a campanha da Marina, as mesmas também que realizaram as obras superfaturadas da Copa, inclusive aquela que desabou lá em Belo Horizonte. E que, com certeza, estão lá naquelas empreiteiras os seus amigos. Porque o senhor é um dos políticos que tem vinculação com estes segmentos mais parasitários da politica nacional. Então fale do PT, mas fale do seu partido também. Porque o PT lamentavelmente cedeu para o mesmo modo de fazer política que o Fernando Henrique desenvolveu em seu governo".

Réplica de Aécio Neves -   "Eu tenho em primeiro lugar que saudar o retorno da candidata Luciana Genro a suas origens, atuando aqui como linha auxiliar do PT. E lamento que não tenha apresentado nenhuma proposta para melhoria da qualidade da educação no Brasil".

Tréplica de Luciana Genro - "Com todo respeito - linha auxiliar do PT - uma ova candidato Aécio. Porque o PT aprendeu com o senhor. Aprendeu com seu partido. O mensalão do PT foi iniciado no governo do PSDB. E o senhor não tem resposta para debater comigo sobre corrupção até porque o senhor foi protagonista de um dos últimos escândalos antes desse da Petrobras, porque um escândalo é abafado pelo outro, o senhor foi o protagonista do escândalo do aeroporto. Onde o senhor usou dinheiro público para construir um aeroporto próximo das fazendas da sua família e inclusive entregou a chave para seu tio. Então o senhor é tão fanático das privatizações que consegue privatizar um aeroporto e entregar para sua própria família e tão fanático da corrupção que consegue utilizar dinheiro público para construir um aeroporto beneficiando exclusivamente a sua família. É realmente escandaloso o que o PSDB faz no Brasil."

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e no Twitter.

Direito de resposta: Aécio Neves pediu direito de resposta em relação a Luciana Genro, que foi concedido. Disse que debate político implica "ouvir impropérios". Afirmou que construiu uma obra de governo em Minas Gerais combatendo a intolerância e os radicalismos, em referência à candidata do PSOL.

(*) O debate foi organizado pela CNBB em Aparecida, São Paulo.

>> Dilma tem 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19% (Ibope).

Comentários