Zuenir Ventura é eleito para integrar a ABL.

Rio de Janeiro - O escritor Zuenir Ventura é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) - o jornalista vai ocupar a cadeira 32, que ficou vaga com a morte do acadêmico, dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna, em 23 de julho passado, em Recife, Pernambuco. Zuenir foi eleito com 35 votos. Thiago de Mello teve um e Olga Savary um.

De acordo com informações do portal de notícias da Globo (G1), estavam presentes 18 acadêmicos e 19 votaram por carta. O presidente da academia, Geraldo Cavalcante, deu as boas-vindas ao novo integrante da ABL. " Ele é um querido por sua dedicação e lucidez e pela argúcia com que acompanha a vida social e econômica do Brasil. Estamos contente em recebê-lo", disse.

Os ocupantes anteriores da cadeira foram Carlos de Laet, Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy Camargo e Genolino Amado.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.


Zuenir não escondia a alegria com o resultado: "Eu tive um impacto positivo. Por mais que se espere, é diferente quando você recebe a notícia. Demorei a me candidatar porque das outras vezes meus amigos se candidataram e eu achei que eles mereciam mais do que eu. A grande votação é uma acolhida, pois o número é expressivo, uma grande responsabilidade".

Ele falou ainda sobre o fato de suceder Suassuna. "Pretendo frequentar a ABL o máximo possível, pois é um convívio amistoso e agradável. Suceder Suassuna é uma emoção especial. Dedico essa vitória a Zélia Suassuna. Antes de ser internado, o Suassuna falou para o Gerson Camarotti, grande amigo dele, que pretendia votar em mim, mesmo sem votar gá muitos anos. A academia tem uma tradição de jornalistas. Espero não decepcionar", afirmou.

Zuenir Ventura tem 83 anos e há 51 é casado com Mary Ventura, com quem tem dois filhos: Elisa e Mauro.

Fonte: G1

Comentários