Com Doodle, Google homenageia Wassily Kandinsky.

Com Doodle, Google homenageia Wassily Kandinsky. O artista plástico, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais, completaria 148 anos nesta terça-feira. Ele nasceu em Moscou em 16 de dezembro de 1886.

Wassily Kandinsky também estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou, chegando a diplomar-se em Direito aos 30 anos, porém desistiu dessa carreira. De acordo com informações disponíveis na enciclopédia livre Wikipédia, Kandinsky se casou em 1892 com a sua prima Anya Chimiakin, que o acompanhou, em 1896, quando ele se transferiu para Munique, iniciando os seus estudos em pintura.


Na década de 1910, Kandinsky desenvolveu seus primeiros estudos não figurativos - sendo por isso considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Algumas das suas obras dessa época, a exemplo de "Murnau - Jardim 1" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909), mostram a influência dos verões que Kandinsky passava em Murnau, notando-se um crescente abstracionismo nas suas paisagens. Outra influência nas suas pinturas foi a música do compositor Arnold Schönberg, com quem Kandinsky manteve correspondência entre 1911 e 1914.

Kandinsky foi um dos fundadores da sociedade artística Phalanx e lecionou na escola fundada pouco tempo depois pela sociedade. Uma das suas alunas foi Gabriele Münter, que viria a ser sua companheira até 1917. Kandinsky separou-se de Anya Chimiakin em 1916.

O cavaleiro Azul - A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstratos seguiu um longo período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. As pinturas de Kandinsky do período em que fez parte do grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro Azul") (1911-1914), foram compostas por massas coloridas largas e bastante expressivas, avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que já não serviam para delimitá-las. Estas seriam sobrepostas numa forma bastante livre para formar pinturas duma força extraordinária. Kandinsky também escreveu poemas brilhantes, abstratos, que fazem referência a cores e linhas, tais quais surgiam na percepção do artista. Com informações da Wikipédia.

Assunto: Doodle

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.