Microsoft lança Windows 10, óculos de holograma e substituto do Explore.


A Microsoft lançou nesta quarta-feira, 21, em Redmond, Estados Unidos, o novo sistema operacional, o Windows 10, previsto para chegar até o final do ano, e outras duas novidades tecnológicas, o sistema de visão holográfica Windows Holographic; e o primeiro computador holográfico, Microsoft HoloLens.

Polícia apreendeu cerca de 50 servidores do Pirate Bay.

O novo modelo de óculos e o sistema holográfico permite ao usuário ver em três dimensões (3D) vídeos, arquivos, jogar Minecraft, acessar o Skype e criar produtos. Durante a apresentação, um drone foi mostrado, como exemplo. "Windows 10 e o computador holográfico e um único grande momento", disse Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft. "O que vocês viram em termos de experiência. Você vão ver em instantes jogando Minecraft, abrindo o Skype em um modo completo. Eles simplesmente vão 'explodir a sua mente". O Microsoft HoloLens permite ao usuário ver por meio do óculos - ao contrário do óculos de realidade virtual - som espacial, sensor avançado, unidade de processamento holográfico. O lançamento do HoloLens e do Windows Holographic será junto com o Windows 10, ainda em 2015.

Confira o que a companhia fundada por Bill Gates e dirigida pelo presidente-executivo Satya Nadella apresentou:

Windows 10 - Ganhou uma série de novos recursos e aplicações que funcionam em plataforma múltiplas (tablet, PC, smartphone e Xbox). Mas chama a atenção a possibilidade dos usuários do Windows 8 e Windows 7 poderem atualizar seus sistemas para a nova versão operacional de graça no primeiro ano.

Cortana - a assistente pessoal da Microsoft que nasceu no sistema móvel e que funciona por comando de voz. Concorrente da Siri, da Apple, a Cortana consegue assimilar as preferências do usuário para fazer recomendações relevantes, dando acesso rápido a informações e enviando lembretes. A ideia é que a interação funcione tanto por meio da fala como da digitação. 

Uso em vários aparelhos - A Microsoft aposta que o Windows 10 e seus aplicativos serão utilizados em um sistema multi-plataforma, acessando no tablet, PC, smartphone e videogame. E assim, ganhar a guerra dos ecossistemas que disputa com o Google (Android) e Apple (iOS e MacOS).

Windows 10 nos smartphones e tablets - A utilização do Windows 10 beneficia não apenas os usuários no PC, mas também aqueles que usam tablets e smartphones com o sistema Microsoft. Funções como a Central de Ações (com conexões Bluetooth e Wi-Fi) podem ser compartilhadas entre PC e celulares.

Project Spartan, novo navegador - O navegador da Microsoft ganhou uma nova roupagem. Mas, não bastasse o formato mais "leve" ligado ao Windows 10, ele agora permitirá ao usuário escrever recados em uma página da web (com tela touch, teclado, caneta stylus) e enviar para colegas, salvar a página para acessá-la em diversos aparelhos quando estiver offline e interagir com o Cortana - como ao receber dicas de restaurantes. Será o fim cada vez mais próximo do Internet Explore, o navegador da Microsoft, tão mal falado nos últimos anos.
Windows 10 no Xbox One - O jogo também é uma função importante no Windows 10. Além de o sistema receber a aplicação Direct X 12 para rodar os games em seu potencial completo, ele também ganha um aplicativo do Xbox para comunicar-se com amigos na Xbox Live, compartilhar vídeos e até conseguir jogar no PC (ou tablets) games do Xbox One por meio de streaming dentro da casa do gamer.

Microsoft Surface Hub - Criado para o público corporativo, este ‘tablet gigante’ virá em telas de 55 e 84 polegadas. Com Windows 10 integrado em seu sistema, o Surface Hub é uma tela touchscreen que consegue reproduzir imagens em 4K (quatro vezes superior a qualidade Full HD), com duas câmeras, sensor de movimento, microfone e caixas de som.

Windows Holographic - grande novidade da Microsoft depois do Windows 10 neste lançamento, o novo sistema reproduz aplicativos e vídeos no formato de holográficos. Tudo isso por meio de um óculos desenvolvido para trazer o mundo 3D para sua realidade, possibilitando comunicar, criar e explorar utilizando apenas as mãos e a voz, sem cabos, computadores ou smartphones.

Microsoft HoloLens - Para colocar em funcionamento o Windows Holographic, a Microsoft criou o primeiro computador holográfico, o Microsoft HoloLens. No formato de um óculos, o HoloLens permite ao usuário comunicar apenas com as mãos e a voz.

Office Universal - A Microsoft também apresentou como será o uso do Office no Windows 10. Com o novo sistema, usuários poderão trabalhar com mais facilidade em documentos no tablet, PC e smartphone. Será possível criar, editar documentos de Word, Power Point, One Note e Outlook, com novos formatos para atualizar os arquivos sem o uso do mouse - no caso de dispositivos móveis.

   

Com informações do Terra