PV diz a Eduardo Cunha que manterá apoio a Júlio Delgado.


Política - A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados está acirradíssima. Nesta sexta-feira, 29, de acordo com a reportagem de Nathalia Passarinho, do site G1 Brasília, o líder do PV na Câmara, deputado Zequinha Sarney (MA), comunicou pessoalmente ao líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), que manterá o apoio ao deputado Júlio Delgado (PSB-MG) na disputa pela presidência da Casa. "Eu recebi do líder convite para ter espaço em comissão, inclusive com atenção à área ambiental, mas já tínhamos assumido um compromisso com o Júlio e eu vim, por uma questão de cortesia, comunicar isso a ele", disse Zequinha Sarney ao deixar o gabinete de Cunha.

Segundo a reportagem, além do PV, PPS e PSDB declararam apoio oficial a Delgado no final do ano passado. No entanto, ao longo da semana, Eduardo Cunha se reuniu com vários parlamentares dos três partidos em busca de apoio, o que provocou rumores de que as siglas desistiriam da aliança com Delgado.

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, entrou em campo nesta quinta (29) e telefonou para os aliados a fim de reforçar o apoio o deputado do PSB. "Aécio telefonou para o presidente do PV. Vamos formalizar o bloco com PSDB, PSB e PPS", disse Zequinha.

Ainda de acordo com a reportagem de Nathalia Passarinho, o deputado do PV disse, porém, que, se Cunha e o candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP) forem ao segundo turno, dará apoio ao peemedebista. "Nesse caso, estaremos com Cunha", afirmou.

Nesta quarta, PSDB e PPS também endossaram publicamente apoio a Delgado. "Não vai ser espaço em comissão e cargo aqui e acolá que vai definir o nosso apoio na eleição”, disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), em referência a promessas dos demais candidatos.
   

Depois de dizer que não haveria possibilidade de retirar o apoio a Delgado, Imbassahy chamou a imprensa para reiterar a aliança em pronunciamento ao lado do deputado do PSB e do líder do PPS, Rubens Bueno (PR).

De acordo com Delgado, nesta sexta (30) serão coletadas assinaturas dos parlamentares dos três partidos e do PV para formalizar, no domingo (1º), a formação de um bloco. "Vamos coletar para não haver dúvida, para acabar com a especulação do desembarque da minha candidatura e com qualquer chantagem. Vamos apresentar o requerimento com a assinatura, também, dos presidentes dos quatro partidos assim que os deputados forem empossados", disse o candidato.

Fonte: G1