Boato diz que vacina da gripe H1N1 é veneno mortal.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 já começou em vários estados do Brasil. No Rio de Janeiro, segundo informações da Secretaria de Saúde, já foram registrados 400 casos. O dia “D” da campanha ocorrerá no próximo sábado (30). 

Enquanto há uma mobilização para imunizar a população, surgem boatos contra a vacina. Alguns chegam a dizer que a vacina da gripe é um veneno mortal. Textos assustadores são compartilhados nas redes sociais.  Um deles diz que “um dos possíveis efeitos secundários da vacina” é a síndrome de Guillain-Barré. Todavia não existe esta evidência nos países que já realizaram ou estão vacinando contra a influenza pandêmica.

A síndrome de Guillain-Barré é um quadro neurológico que tem etiologias diversas. Até o momento não foram relatados casos em que tenha sido estabelecida uma associação de causa e efeito entre o uso da vacina e a sua ocorrência. O site do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo traz mais informações sobre a vacina da gripe neste link

Portanto essa história que a vacina da gripe é um veneno mortal é boato. A vacina é segura e eficiente. Segundo o CRF, a resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários