Morte de onça-pintada que participou de cerimônia da Tocha Olímpica causa comoção.

Morte de onça-pintada que participou de cerimônia da Tocha Olímpica causa comoção.
Juma - A morte da onça-pintada que participou de cerimônia durante a passagem da Tocha Olímpica por Manaus causou comoção nas redes sociais. Juma foi abatida com um tiro de pistola no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), logo após ser exibida no evento e tentar escapar do local. Em petição na internet, um grupo pede justiça pela morte do animal. A mobilização viralizou e já recolheu mais de 35 mil assinaturas até o fim da tarde de hoje (21).

Juma 2 - Ministério da Defesa diz que a onça teve que ser abatida depois de escapar do zoológico da unidade militar. O animal chegou a receber tranquilizantes, mas, ainda assim, atacou um soldado. O disparo de pistola contra o animal foi um procedimento de segurança, segundo os militares.

Segurança - De acordo com o Comando Militar da Amazônia, "como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer”. O Centro de Instrução de Guerra na Selva abriu processo administrativo para apurar o caso.

Comitê errou - O Comitê Organizador da Rio 2016 admitiu que errou ao permitir a exibição do animal durante o evento da passagem da tocha e disse que o episódio não se repetirá."Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio 2016”.

Multa de R$5 mil - O  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou o Comando Militar da Amazônia pela morte do felino. O Ipaam aguarda explicações sobre as circunstâncias do acidente. O CMA pode ser multado em R$ 5 mil.

Edição: Washington Luiz.

Comentários