Jovem com morte cerebral ressuscita?

Tudo é possível ao que crê, disse Jesus. Esta informação pode ser encontrada no evangelho de Marcos, no capítulo 9, versículo 23. É uma questão de fé. Como bem diz o texto, o milagre só é possível quando as pessoas acreditam. Então! É verdade a história de que uma jovem que teve morte cerebral declarada pelos médicos, ressuscitou após orações de familiares?

Vamos por parte. A história emocionante está circulando pela web e tem sido compartilhada por muitos nas redes sociais. Segundo o texto, uma jovem de 18 anos, identificada como Lexi Hansen, foi atropelada e tinha pouca chance de sobreviver, mas a família da jovem se reuniu para cantar louvores e fazer orações no quarto onde a menina estava internada e o milagre aconteceu.

Ainda segundo o texto, "a adolescente despertou e já começa a arriscar algumas palavras. A imprensa não titubeou em descrever o fato como um verdadeiro milagre (...) Segundo o LifeNews, ela começou a falar e iniciará a fisioterapia."

O caso repercutiu. Ao Deseret News, pai de Lexi, Doug Hansen, disse que eles acreditam que estão testemunhando um milagre. "Quando eles a trouxeram os médicos lhe deram menos de 5 por cento de chance de sobrevivência," contou.

Então é verdade que Lexi Hansen teve diagnóstico de morte cerebral e ressuscitou após oração de familiares?  Bom! A parte que diz que  a jovem sofreu uma acidente é verdade, inclusive ela teve graves ferimentos na cabeça, segundo informações. Porém não há nenhum laudo que confirme que ela sofreu morte cerebral. O que ocorreu neste caso foi uma má interpretação. O texto original diz que Lexi acordou do coma depois que sua família cantou hinos.

Marcia Hansen, mãe da jovem, disse que é um lutadora e todos os dias ela apresenta melhoras em relação ao dia anterior. Este caso foi noticiado em março de 2014 e a história continua circulando pela web como testemunho de fé.


Conclusão: O acidente realmente aconteceu, porém nenhum médico confirmou que Lexi Hansen teve morte cerebral. No texto divulgado pelo site LifeNews, o título coloca a expressão "Brain Dead" entre aspas, que pode ter sido usada apenas para chamar a atenção para o caso. E como, até o momento, não encontramos nenhum laudo médico que ateste a morte cerebral, podemos concluir que está história tem contradições que não permite afirmar que ela é verdadeira. Apesar de acreditar que "tudo é possível ao que crê". 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários